17/11/2014 12h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Finalistas do 3º Prêmio Conilon Especial são apresentados ao público

O III Prêmio Conilon Especial chega à sua etapa final. Após uma nova rodada de análises sensoriais foram conhecidas as 30 amostras da categoria natural que participarão da final. A lista com os nomes dos produtores que fizeram os melhores cafés esse ano está disponível ao público.

Nessa semana, as propriedades continuam sendo auditadas para a análise de sustentabilidade. Por premissa do III Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon de Qualidade, não basta ter uma boa amostra. A proposta é que a premiação valorize todo o processo de produção. A análise seguirá os parâmetros da sustentabilidade do Protocolo 4C.

O prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Nesta edição de 2014, foram recebidas mais de 350 amostras, em que os melhores cafés serão conhecidos no final deste mês de novembro e concorrem a uma premiação de até R$ 50 mil.

Esse ano houve uma unificação dos dois principais concursos do Estado de café Conilon, ou seja, o Prêmio Conilon Especial incorporou o Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado, premiação tradicionalmente realizada pela Coopeavi. Devido à integração, o concurso ganhou mais força para classificar, premiar e incentivar os cafeicultores a fazerem cafés de qualidade.

As amostras de ambas as categorias foram degustadas e classificadas simultaneamente em Jaguaré, na Conilon Brasil, e em Santa Maria de Jetibá, na Coopeavi. No Norte do Estado, foram reunidas as amostras da categoria natural e as amostras da categoria cereja descascado foram encaminhadas para a Região Serrana.

Segundo o gerente de Marketing da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, a preocupação com a qualidade tem aumentado a cada safra. Seja na busca de informações ou nas próprias produções. Organizadora do concurso desde a primeira edição, a empresa destaca que a edição 2013 teve 276 amostras, um acréscimo de 27% neste ano. As amostras provêm de 30 municípios capixabas diferentes, ou seja, mais de 50% dos municípios produtores de Conilon estão participando do concurso de qualidade.

A lista com os nomes dos classificados na Categoria Natural e Cereja Descascado estão disponíveis nos sites da Coopeavi (www.coopeavi.coop.br) e Conilon Brasil (www.conilonbrasil.com.br).
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard