Pesquisa e Tecnologia

 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é o principal órgão capixaba de pesquisa aplicada, assistência técnica e extensão rural, responsável pela elaboração e execução de programas e projetos que proporcionam o desenvolvimento rural sustentável no Espírito Santo. É uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).


São objetivos estratégicos do Instituto a garantia de geração de renda, a inclusão social e a transferência de informações, conhecimentos e tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, proporciona o atendimento, a orientação e o apoio aos agricultores, especialmente os de base familiar, que ocupam 84,4% dos estabelecimentos rurais no Espírito Santo.

O Incaper coordena programas para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, com destaque para o de cafeicultura, fruticultura, aquicultura e pesca, silvicultura, meio ambiente, atividades rurais não-agrícolas, olericultura e floricultura, agroecologia e agricultura orgânica, agricultura familiar, pecuária de leite e comercialização da agricultura familiar.

O Instituto também conta com um Sistema de Informações Meteorológicas, que fornece a previsão do tempo para todas as regiões capixabas, de forma gratuita, duas vezes ao dia. Por meio desse serviço os agricultores podem planejar suas atividades e o uso racional de insumos e, os gestores de recursos hídricos, o uso racional e eficiente da água. Outro serviço relevante cuja gestão é feita pelo Incaper é o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), responsável por viabilizar o acesso a informações geoespaciais no Espírito Santo.

O sucesso obtido pelo Incaper na implementação de suas ações ao longo dos anos se deve à integração e mobilização junto a instituições governamentais e não governamentais. As parcerias vão desde as associações de produtores das diversas comunidades rurais capixabas, passando pelas Prefeituras Municipais, instituições de fomento, Secretarias de Estado e instituições de âmbito nacional e internacional.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard