Perguntas Frequentes

AQUI VOCÊ ENCONTRA RESPOSTAS MAIS FREQUENTES FEITAS ATRAVÉS DE NOSSO "FALE CONOSCO":

1  - O que é o Caminhos do Campo?

Caminhos do Campo é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. 

O objetivo do Programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, além de desenvolver o agroturismo.

2 - A Seag emite registro profissional para pescadores no Espírito Santo?

A Seag não emite licenças de pescador profissional. Essa concessão de Governo Federal. É necessário entrar em contato com o escritório do Ministério da Agricultura aqui no Estado.

3 - Como posso obter informações a respeito de licenças para comercialização de produtos?

Quem reulamenta as licenças é o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)O telefone de contato é o  3636-3761

4 - Qual a diferença entre alimentos orgânicos e agroecológicos?

Para um alimento ser orgânico, é preciso que tenham sido utilizados agrotóxicos na plantação. Já os alimentos produzidos sob à condição agroecológica, além de não possuir agrotóxicos, também envolvem responsabilidades sociais e ambientais,, levando em consideração, as condições de trabalho dos agricultores, o cultivo coreto de produtos em relação ao meio ambiente e cuidados com a preservação das floretas e o bom uso do solo e nascentes.

5 - Onde posso encontrar produtos orgânicos e agroecológicos?

Atualmente, existem 24 feiras já implementadas em shoppings centers, praças e ruas da Grande Vitória. A lista completa você encontra no link, abaixo:

https://seag.es.gov.br/feiras-agroecologicas-e-organcias

6 - Como posso saber quais os produtos agrotóxicos são autorizados para uso no Estado?

No Estado do Espírito Santo, somente admitida a comercialização de produtos agrotóxicos que tenham registro federal e estejam devidamente cadastrados no Idaf. A lista de produtos cadastrados está disponível no site do Instituto.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard