Funsaf

O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um mecanismo criado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo. Conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e possibilita a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Seu maior objetivo é apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares capixabas, assim o fundo apoia projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar, sem taxa de juros, pois trata-se de um fundo não reembolsável.

Os projetos destinados ao Funsaf podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural. Após isso, eles são selecionados por meio de Chamadas Públicas, através de critérios estabelecidos em edital.

Inscrição do segundo edital do Funsaf

Para fazer a inscrição é fundamental a leitura atenta do edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10/08/2018 e disponibilizado no site da Seag em 13/08/2018. Após a leitura, é preciso preencher o formulário de inscrição com o resumo do projeto, seu valor estimado e os dados da entidade proponente.

O formulário de inscrição deve ser impresso e encaminhado pelos Correios, via carta registrada ou protocolado para a sede da Seag, com os seguintes documentos, cujos modelos podem ser obtidos no edital do Funsaf - localizado no final do texto. 

- Ofício de Solicitação de Apoio para investimento em projeto produtivo

- Plano de trabalho

- Termo de responsabilidade

- Relação de associados/cooperados

- Declaração de contrapartida

- Ata do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável)

As inscrições vão do dia 13/08 até 15/10/2018

O Funsaf é gerenciado por um Comitê Gestor composto  representantes do governo e da sociedade civil organizada. A análise, a avaliação e a seleção dos projetos será realizada por uma câmara técnica constituída por representantes da Seag, do Incaper e do Idaf.

Em 2016 foram contratados 7 projetos de associações de assentamentos de reforma agrária por meio do FUNSAF. Foram beneficiadas diretamente 233 famílias dos municípios de Guaçuí, Mantenópolis, Montanha, Pedro Canário, Santa Teresa, Itapemirim e Linhares. Os recursos foram investidos para entrega de dois caminhões, dois tratores, 15 implementos agrícolas, duas unidades de beneficiamento de café e pimenta-do-reino e uma unidade de beneficiamento de frutas.

-----------

RESULTADO PRELIMINAR DA 2ª FASE DO 2º EDITAL É DIVULGADO.

Foi publicado hoje, (31/05/2019), no Diário Oficial do Estado, o Resultado Preliminar (2ª Fase) da Avaliação da Proposta Etapa (Eliminatória e Classificatória), realizada pela Câmara Técnica do Funsaf.
Para acessar o edital com o resultado, é só acessar o link, abaixo:

Resultado Preliminar da 2ª Fase da Avaliação da Proposta (Eliminatória e Classificatória) (pdf)

-----------

RESULTADO FINAL DA 1ª FASE DO 2º EDITAL É DIVULGADO

Foi publicado ontem, (14/02), no Diário Oficial do Estado, o resultado final da 1ª Fase do 2º Edital do Funsaf – Habilitação Jurídica – deliberado pelo Comitê Gestor do Funsaf em 07/02/2019.

Nessa fase foram habilitadas 21 propostas com cerca de 1.500 beneficiários diretos.

Nesse 2º Edital estão previstos R$ 3 milhões em projetos destinados a fortalecer os processos de produção, agroindustrialização, beneficiamento e comercialização das associações e cooperativas de agricultores familiares do Estado do Espírito Santo.

Para acessar o edital com o resultado final, é só acessar a página, abaixo:

Resultado Final da 1ª Fase do 2º Edital do Funsaf – Habilitação Jurídica. (NOVO)

Resultado final da Habilitação Jurídica (1º Fase) do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar

Resultado da habilitação jurídica das propostas inscritas no ll Edital

2º Edital Funsaf

Anexos II Edital

Anexo - Minuta contratual 

Aviso de abertura do II edital do Funsaf - Diário Oficial ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard