Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG)

O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG) se tornou fator essencial para o desenvolvimento do agronegócio capixaba. De forma pioneira, o estado do Espírito Santo com a quarta versão desse instrumento, consolida o planejamento estratégico como ferramenta imprescindível para o crescimento do Agro Capixaba.

Cabe destacar que essa prática teve início no ano de 2003, promovendo um novo período para a agropecuária capixaba, ao trabalhar as atividades do setor enquanto integrantes de um sistema mais complexo e abrangente de integração e interações de natureza econômica, mas também social, tendo sido suportado, assim, por um conceito mais amplo, o do agronegócio.

Em 2008, a atualização do plano – com a publicação do PEDEAG 2 – observou a necessidade de um “olhar” mais regionalizado, incentivando a agricultura familiar, avançando em investimentos mais estruturantes capazes de proporcionar um desenvolvimento sustentável do setor.

Na terceira versão do PEDEAG, publicada em 2015, os conceitos de cadeia de valor e inovação ganham destaque e buscam transformar o estado do Espírito Santo em um benchmarking nacional do agronegócio de pequena escala e alto valor dentro, antes e depois da porteira agropecuária, com uma intensificação da produção sustentável com agregação de valor dos produtos do agronegócio. A socialização do PEDEAG 3 – mesmo sendo um documento robusto, denso e com uma metodologia adequada – foi pequena e carecia de uma atualização frente às novas tendências de consumo, às mudanças climáticas, às transformações pós-pandemia e outros fatores que foram capazes de mudar significativamente o mundo atual.

Diante desse contexto, em 2023, foi elaborada a quarta versão desse importante instrumento balizador das políticas agrícolas do Espírito Santo. O PEDEAG 4 foi regido pelo conceito de “inovabilidade”, que é a inovação para a sustentabilidade a fim de se ter uma agricultura competitiva, mais complexa, diversificada e sustentável. Essa nova versão apresenta o detalhamento de 30 cadeias produtivas e de 10 temas transversais, com foco em:

• Fortalecer e consolidar as excelências existentes;
• Recuperação de áreas degradadas;
• Melhorar a qualidade de vida no campo;
• Proteção dos mananciais hídricos;
• Inserção de pequenas produções a novos mercados;
• Crescimento mais equilibrado territorialmente.

O PEDEAG 4 é um instrumento de política de Estado e, para que os resultados previstos sejam alcançados, as responsabilidades são compartilhadas entre as diferentes instituições que envolvem o setor, seja do meio privado ou público.

Tenha uma excelente leitura!

👉 CLIQUE E ACESSE O PEDEAG 4

Versões anteriores: