11/11/2014 13h04 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Wolmar Roque Loss lança coletânea de artigos sobre o agronegócio capixaba

O agronegócio é responsável por cerca de 25% do PIB do Espírito Santo, absorve grande parcela da força de trabalho estadual e movimenta a economia da maioria dos municípios capixabas. Entender a dinâmica e as peculiaridades desse setor econômico é fundamental para a gestão de políticas que promovam um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. Para contribuir com essa compreensão desse importante setor da economia capixaba, o engenheiro agrônomo Wolmar Roque Loss lança, nesta quinta-feira (13), o livro “O Agronegócio e o Desenvolvimento Capixaba”. A publicação reúne 74 artigos sobre a temática de agronegócio e assuntos afins que foram veiculados em diversos jornais, revistas e sites ao longo da última década. O lançamento acontecerá será às 19 horas, no Shopping Rio Branco, no bairro Santa Lúcia, em Vitória.

Com uma trajetória de mais de 40 anos em trabalhos para o setor público e privado relacionados com a economia agrícola, Wolmar apresenta reflexões sobre os mais diversos aspectos do agronegócio capixaba. A partir dos artigos reunidos no livro, é possível ter uma visão ampla das rápidas transformações pelas quais a economia do Espírito Santo passou recentemente e também compreender parte da construção histórica que nos levou ao cenário econômico atual. Para além de um quadro descritivo, os artigos desta publicação apresentam um panorama dos principais assuntos que pautaram a política econômica capixaba nos últimos tempos, suas mudanças e desafios.

Para compreender o agronegócio capixaba
Publicação independente, “O Agronegócio e o Desenvolvimento Capixaba” é uma ótima referência para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisão de gestores que atuam diretamente com o agronegócio. Ao longo do livro, Wolmar expõe análises sobre a economia agrícola capixaba e apresenta questionamentos sobre a disponibilidade e forma de uso dos nossos recursos naturais, sobre a distribuição e estrutura das unidades produtivas que atuam nesse setor econômico e sobre os fluxos e valores de custos e preços dos produtos dessa economia.

Para além das reflexões e interpretações de temáticas e contextos pontuais, o autor, em alguns de seus escritos, faz críticas, expõe posicionamentos e cobra tomadas de decisão dos responsáveis pela condução das políticas econômicas locais e nacionais. Escritos em um tom coloquial e acessíveis para todos os leitores, os textos reunidos nessa coletânea apresentam uma argumentação bem fundamentada e informações precisas.

O livro está dividido em dez eixos organizados a partir de sub-temas. Os artigos reunidos na coletânea foram publicados, originalmente, em revistas, jornais e meios eletrônicos como A Gazeta, A Tribuna, Campo Vivo, Organização das Cooperativas Brasileiras seção Espírito Santo e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo seção Espírito Santo (OCB-SESCOOP/ES), Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), Transparência Capixaba e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Sobre o autor
Natural de São Roque do Canaã, Wolmar Roque Loss formou-se como Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Santa Teresa em 1970. Cinco anos depois, concluiu o curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 1981, recebeu o título de mestre em Economia Rural e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Viçosa.

Trabalhou na extinta Acares, como Técnico em Agropecuária e pertenceu ao corpo funcional do Instituto de Estadual de Planejamento Agrícola (Icepa). Na sequência, trabalhou na Emcapa, que tempos depois fundiu-se à Emater-ES dando origem ao Incaper.

Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu várias funções de confiança para o Governo do Espírito Santo nas Secretarias de Estado da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento. Wolmar também foi Diretor Técnico da Aderes, assessor do Senado, Subsecretário e Secretário de Estado da Agricultura. Com diversos trabalhos como consultor técnico para instituições públicas e privadas, atuamente está aposentado como servidor público do Estado e atua como Superintendente do Crea-ES.

Serviço:
Lançamento do livro “O Agronegócio e o Desenvolvimento Capixaba”, de Wolmar Roque Loss
(306 páginas / publicação independente / preço de venda: R$25,00)
Dia: 13/11/2014 (quinta-feira)
Local: Shopping Rio Branco - Av. Rio Branco, 274 - Santa Lúcia, Vitória