20/05/2014 07h44 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Vila Valério define os melhores cafés Conilon do município

O município de Vila Valério é hoje o segundo maior produtor de café Conilon do Estado, atrás apenas de Jaguaré. E para comprovar a qualidade da sua produção, vai ser realizado o II Concurso Viva de Qualidade de Café Conilon. O evento é uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semag).

“O objetivo do evento é mostrar que o município de Vila Valério produz um ótimo café Conilon. Além disso, serve como um incentivo para que o produtor se empenhe em melhorar a qualidade da produção cada vez mais”, afirmou o técnico em desenvolvimento rural do Incaper, Edion M. Dubberstein.

As inscrições para o concurso foram abertas em 23 de abril e seguem até o dia 27 de julho. São duas as categorias: Conilon natural e Conilon descascado. O lote mínimo para a participação são 10 sacas e somente podem participar os produtores locais. As amostras serão colhidas entre os dias 26 de junho e 8 de agosto. “Destacamos que os produtores que trabalham para alcançar a qualidade do café no município têm realizado a secagem dos grãos em terreiros e estufas (terreiros cobertos) ou feito o descascamento”, afirmou o extensionista do Incaper, Luis Gustavo Vieira Maniak.

A degustação será realizada em uma sala equipada e montada na sede da Semag. Serão no mínimo três profissionais degustadores de cafés finos e especiais, com aplicação do protocolo oficial de degustação brasileiro.

Serão premiados os cinco melhores cafés da categoria Conilon Natural e os dois melhores da categoria Conilon descascado. A premiação, que na última edição foi realizada na festa da cidade, este ano terá um evento próprio, no mês de agosto, com data ainda a ser definida.

“No último concurso, foram aproximadamente 30 inscritos. Para este ano, esperamos que sejam inscritos entre 40 e 50 lotes. Como haverá um evento específico para a premiação, o concurso chama mais atenção do público. Além disso, a vantagem de participar é que, após o evento, os lotes inscritos poderão ser vendidos por um preço acima do de mercado, afinal a qualidade da produção será comprovada”, afirmou o extensionista do Incaper, Luis Gustavo Vieira Maniak.

Serviço

Inscrições: 23 de abril a 27 de julho
Degustação: 26 de junho a 08 de agosto
Lote mínimo: 10 sacas

Os interessados em participar devem procurar o escritório local do Incaper no telefone (27) 3728 - 1101 ou a Semag (27) 3728 – 1899 / 3728 - 1570.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
ssessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865 Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard