21/09/2013 18h38 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Vida saudável: Jardim Camburi ganha feira orgânica

Fotos: Thiago Guimarães/Secom

Os moradores do bairro Jardim Camburi e região agora têm à disposição uma feira livre para a comercialização exclusiva de alimentos e produtos cultivados dentro do modelo orgânico.

A inauguração, realizada na manhã deste sábado (21), contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Enio Bergoli, do prefeito de Vitória Luciano Resende, do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo Davi Diniz, de parlamentares federal, estadual e municipal, secretários municipais, lideranças comunitárias e a população.

“Esse espaço vai contribuir para melhorar não só a oferta de alimentos mais naturais, mas, principalmente, a cultura das pessoas em valorizar hábitos mais saudáveis no dia a dia. Jardim Camburi é o maior bairro do Espírito Santo em população e vamos continuar investindo para melhorar a qualidade de vida aqui nessa região”, ressalta o governador Renato Casagrande.

Fotos: Léo Júnior/Seag

A implantação da feira livre de alimentos é uma inciativa da Prefeitura de Vitória e da Seag, dentro do programa ‘Vida no Campo’, para fortalecer a agricultura familiar e ampliar a oferta de alimentos saudáveis à população. O espaço vai funcionar todos os sábados, entre 6 horas e 12 horas, na Avenida Isaac Lopes Rubim, ao lado da Praça Ize Mendes, próximo à Faculdade Estácio de Sá. Esta é a terceira feira livre exclusiva de produtos orgânicos em atividade em Vitória e a sétima da Grande Vitória

“Além de sete feiras na Grande Vitória já criamos outras 28 em diversos municípios do interior capixaba. Esses espaços fortalecem a agricultura familiar e colocam à disposição da população em geral um conceito que está em franca expansão, que é a busca por hábitos mais saudáveis”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A nova feira de produtos orgânicos de Jardim Camburi possui 22 barracas, com produtores rurais de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Iconha, Fundão e Cariacica. Duas oferecerão produtos e serviços de alimentação pronta (caldo de cana com tapioca recheada e lanches integrais e à base de soja orgânica), e as outras 20 de produtos variados. Cerca de 80 itens, como verduras, legumes, hortaliças, frutas, ovos, produtos da agroindústria artesanal, dentre outros, também serão ofertados na feira. O investimento da Seag para aquisição e repasse de barracas e balanças aos feirantes foi de R$ 40,1 mil.

“A expectativa inicial é comercializar oito toneladas de produtos por semana. O conceito da feira orgânica vai além de ser um espaço somente de comercialização de produtos livres de agrotóxicos. O objetivo é levar aos consumidores um ambiente descontraído, com conscientização sobre os benefícios de um consumo responsável e saudável, mostrando as vantagens tanto para a saúde como para o meio ambiente”, ressalta o gerente Estadual de Agricultura Orgânica, Decimar Schultz.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard