18/09/2014 06h25 - Atualizado em 07/03/2017 15h03

Uso do Geobases é intensificado no Extremo Norte do Estado

Difundir a cultura de Sistemas de Informações Geográficas nos serviços públicos estaduais. Com este objetivo, o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) promove, no interior do Estado, treinamentos sobre o Navegador Geográfico, Modelagem de Dados e Interface Geográfica do Geobases.

O Navegador Geográfico do Geobases já é utilizado com frequência nas atividades de vários usuários, servidores públicos ou não. No entanto, para dar condições de explorar com mais eficiência os recursos existentes, o Geobases promove treinamentos para o público interessado. Foi o que ocorreu nos municípios de Ecoporanga e Nova Venécia no mês de agosto, quando técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além de agricultores, conheceram as ferramentas do Geobases.

“Usuários interessados em construir seu próprio Território Digital, após aprenderem utilizar o Navegador Geográfico, contam com o apoio do Geobases para auxiliá-los na modelagem dos dados”, explicou o analista de SIG Fernando Soares de Oliveira.

Uma reunião com este foco ocorreu em Ecoporanga, no dia 08 de setembro, com servidores do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper deste munícipio. Segundo o chefe do escritório local do Incaper, Robson Alves de Almeida, a intenção da atividade foi estruturar uma interface geográfica capaz de abrigar todas as informações referentes à área de atuação da unidade no município.

“A princípio, nossa equipe elencou mais de 30 classes, entre elas propriedades atendidas pelos técnicos, áreas de pecuária, cafezal, pimenta-do-reino, piscicultura, assentamentos e outras. Todas georreferenciadas e com suas características estruturadas”, explicou Robson.

Treinamentos em uma interface geográfica estruturada faz parte da rotina de trabalho no Geobases. “A Interface é o resultado da captação das ideias e necessidades de uma equipe de trabalho, relacionado a dados geoespaciais, pelo profissionais do Geobases”, explicou Fernando.

Em Pedro Canário, foi realizada uma capacitação da Interface Geográfica Tecsocial para técnicos que atuam no Projeto de Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial) deste município. Segundo a integrante do projeto, Soraya Lopes Senna, a capacitação do Geobases ajudou a manejar com mais eficiência o banco de dados geoespaciais do projeto. “Entre as informações que administramos estão as agroindústrias, locais de comercialização e organizações sociais”, falou Soraya.

Informações à Imprensa:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard