11/10/2013 12h20 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Universitários conhecem os laboratórios do Idaf




Alunos do curso de medicina veterinária da Faculdade de Castelo (Facastelo) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) conheceram, nesta semana, as instalações dos laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), localizados em Cariacica.

Aproximadamente 30 estudantes da Facastelo visitaram o Laboratório de Qualidade do Leite do Instituto, na última quarta-feira (10). Segundo o coordenador do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias, o objetivo foi mostrar a importância da adoção de critérios de segurança que garantam a qualidade do leite, além de destacar a atuação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), responsável pelo registro e controle sanitários das indústrias que trabalham com produtos de origem animal. “Eles também puderam conhecer a estrutura e o funcionamento dos equipamentos automatizados do laboratório do Idaf. Atualmente, existem apenas nove laboratórios que fazem esse trabalho de monitoramento no Brasil”, explica Thiago.

Os estudantes da Ufes – Campus Alegre conheceram o departamento voltado para o diagnóstico da raiva e da Anemia Infecciosa Equina (AIE), a unidade de criação de camundongos (biotério), além de acompanharem de forma prática a rotina laboratorial. “Nesse caso, o foco foi para o aprendizado das doenças infectocontagiosas. Atualmente, este é o único laboratório do Espírito Santo que realiza o diagnóstico da raiva. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas. Na atuação em focos de AIE, o Idaf também tem realizado um trabalho de referência nacional e fundamental para o monitoramento da enfermidade”, diz Thiago Farias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard