22/10/2013 13h14 - Atualizado em 07/03/2017 15h32

Um voo pelo Espírito Santo: Geobases apresenta o Estado em detalhes

Ciência a favor do esporte e da saúde. Uma tecnologia que está sob a gestão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper) permite ao usuário traçar o percurso de uma corrida, demarcando o ponto de largada, a distância e o ponto de chegada. No entanto, o Sistema de Informações Geoespaciais do Espírito Santo (Geobases) é muito mais que isso.

Esse ambiente virtual que permite um “sobrevoo” pelo Espírito Santo também será apresentado durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Serão disponibilizadas aos visitantes as interfaces geográficas, ferramentas de mensuração de área, distância, geolocalização, entre outros. Isso garante às pessoas a possibilidade de se trabalhar num ambiente de sistema de informação geográfica totalmente público.

A base de dados geoespaciais do Geobases possui mais de 400 camadas de informações, tais como localização de escolas, limites municipais, comunidades, estradas, rios e energia elétrica, entre outras, que, de forma contínua, cobre todo o Estado.

“O Geobases viabiliza a integração entre dados mapeados por diferentes instituições em uma mesma área geográfica. Por meio dele é possível a cooperação mútua entre as 108 instituições públicas e privadas que fazem a composição, manutenção e compatibilização das informações”, explicou Leandro Feitoza, coordenador técnico do Geobases.

No estande do Geobases, o público poderá interagir com a ferramenta acessando o portal do Geobases online em computadores que ficarão à disposição dos visitantes. “Por meio da ferramenta, é possível identificar, por exemplo, todas as quadras de esportes ou todas as unidades de saúde de um determinado município. É o Espírito Santo visto ao nível de detalhe”, afirmou o Analista de Sistemas de Informações Geoespaciais, João Chipolesch.

Além disso, o estande irá apresentar o potencial do Geobases, por meio das interfaces geográficas. “Desenvolvemos uma interface, por solicitação da Prefeitura Municipal de Anchieta, que identifica todos os estabelecimentos comerciais que estão em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essa medida contribuiu muito para a melhoria da saúde no município. É o Geobases dando suporte para que políticas públicas possam ser desenvolvidas na área de saúde e esporte”, explicou o Analista de Sistemas de Informações Geoespaciais, Samuel Coura.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br