13/11/2014 13h19 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Tintas à base de terra encantam crianças na Semana de Ciência e Tecnologia

O Projeto Cores da Terra Pintando o Brasil, apresentado pelo Instituto Capixaba na 11° Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, encantou crianças e educadores. Tintas feitas à base de terra estão à mostra para o público e atraem a atenção pelos aspectos de sustentabilidade.

Para a estudante do ensino médio da Escola Nelson Vieira Pimentel, de Viana, Cristiane Lyra Christ, o que mais chamou sua atenção para a visitação no estande do Incaper foi a sustentabilidade na produção da tinta. “É feito de forma natural, não tem química. Achei interessante a técnica e seu uso é bem fácil e prático”, falou Cristiane.

A professora de Língua Portuguesa Marina Rosina Capisdrano, da Escola Estadual Lyra Ribeiro Santos, município de Guarapari, não conhecia a técnica e ficou surpresa. “Precisamos multiplicar essa tecnologia. No ambiente escolar, podemos utilizá-la de várias formas, desde o ensino de artes ao meio ambiente, por meio do debate de sustentabilidade e aproveitamento sustentável dos recursos naturais”, falou Marina.

No estande do Incaper, os visitantes podem conferir como é feita a produção da tinta, à base de terra, cola e água. Além disso, têm a oportunidade de pintar folhas de papel a fim de conferir a textura das tintas.

“Trata-se de uma tecnologia social que tem sido replicada para diversos municípios capixabas por meio do Incaper. No meio rural, os agricultores utilizam a tinta para pintar casas, peças de artesanato, quadros, entre outros itens. A tinta à base de terra é sustentável, sem toxicidade, econômica e possui durabilidade”, registrou a coordenadora de atividades rurais não agrícolas do Incaper, Rachel Quandt Dias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9866/ 9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard