27/06/2013 14h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h21

Tilápias, camarões… e trutas! É o Incaper presente na aquicultura capixaba

Os conhecimentos e a experiência dos profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vão além do que se imagina. A extensionista Glaucia Praxedes de Souza, acostumada a trabalhar com tilápias, ministrou curso sobre a criação de trutas em cativeiro. Ela tem experiência no cultivo da espécie, e atendeu a um grupo de 30 pessoas interessadas em conhecer mais sobre o tema.

O curso foi realizado em uma propriedade rural em Ibitirama. As fases de reprodução, alevinagem, crescimento, engorda e abate das trutas foram abordadas na teoria e na prática. Os participantes puderam realizar a prática de sexagem (determinação do sexo) dos peixes, desova (extrusão dos óvulos das fêmeas e sêmen dos machos), esviceração, beneficiamento e processamento da truta.

“Esta é uma ótima oportunidade para o Incaper mostrar a riqueza da aquicultura do Espírito Santo. Além da diversidade, há que se observar as diferentes formas de comercialização dos peixes, que podem ser adotadas a quaisquer espécies”, lembrou a extensionista. A propriedade onde o curso foi ministrado comercializa produtos a base de carne de truta a restaurantes, além de possuir um pesque-pague e de criar pratos para os visitantes.

A truta é uma espécie exigente. Só pode ser cultivada em locais com condições climáticas adequadas, com baixas temperaturas e altitude acima de 800m. As águas onde os peixes são criados devem ser frias (entre 9°C e 17°C), limpas e abundantes. Em Ibitirama, existem apenas três propriedades rurais dedicadas ao cultivo da espécie.

Ao ministrar cursos e palestras, como esta que ocorreu durante o II Semana Capixaba de Zootecnia, o Incaper cumpre sua missão de promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistênica técnica e extensão rural, visando o desenvolvimento do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard