07/11/2013 12h45 - Atualizado em 07/03/2017 15h34

Tecnologias para produção de leite são apresentadas em Congresso Capixaba de Pecuária

Um local certo para atualizar os conhecimentos e trocar informações, o Congresso Capixaba de Pecuária Bovina inicia nesta quarta-feira (06), em Vila Velha. O evento conta com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e este ano chega em sua quinta edição, com o tema central o Agronegócio no Século XXI.

Este ano, o evento conta com quatro painéis e quatro minicursos, abordando temas de grande importância no cenário nacional. Entre os assuntos estão os desafios e soluções para o agronegócio capixaba, os zebuínos no melhoramento genético da pecuária nacional e os desafios na gestão da mão-de-obra na pecuária.

Além das atividades, 37 trabalhos científicos de estudantes de diversas instituições de ensino foram inscritos e estão sendo julgados por uma comissão integrada pelos técnicos do Incaper João Anselmo Molino e Bevaldo Martins Pacheco. Os painéis também contarão com a participação de profissionais do Instituto como moderadores.

O diretor Presidente do Incaper irá moderar a conferência sobre os “Desafios e soluções para o agronegócio capixaba”. A zootecnista Alice Cristina Teixeira irá debater a conferência sobre “Vacas F1 Holandês x Zebu: uma opção para produção de leite e carne”. Os desafios na gestão da mão-de-obra na pecuária serão discutidos pelo coordenador da área no Incaper, João Anselmo Molino, e a tecnologia como resgate da pecuária leiteira, por Bevaldo Martins Pacheco.

João Anselmo Molino, coordenador do Programa de Pecuária do Incaper, destaca a importância do evento para o setor. “Os conferencistas são de renome nacional e os assuntos destacarão a visão do agronegócio para o futuro e o desenvolvimento do setor. O Incaper irá contribuir com a apresentação de tecnologias para a produção do leite”.

A expectativa é de que o congresso reúna aproximadamente 500 participantes entre profissionais, técnicos, pesquisadores e estudantes para debaterem os efeitos dos produtos de origem animal na alimentação, passando pelas tecnologias de produção que geram mudanças no quadro agropecuário.

Durante o congresso, um agricultor familiar em pecuária será homenageado pelo trabalho realizado. O objetivo é apresentá-lo como exemplo de atividade na pecuária.
O evento realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore acontecerá no Cine Teatro da Universidade Vila Velha até sexta-feira (08) de 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.visioneventos-es.com.br ou na hora do evento.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br