10/10/2013 14h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Tecnologia capixaba pode contribuir na reestruturação agropecuária de Angola



Foto:DCM / Incaper - Fernando Gomes, da empresa Unione África, Samuel Carlos Victorino, reitor da Universidade Lueji A’Nkonde, e o decano da Faculdade de Medicina de Malanje, André Pedro Neto estiveram no Incaper.



Representantes da Universidade Lueji A’Nkonde e da UniOne África, de Angola, estiveram no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nessa terça-feira (08). Eles vieram apresentar propostas com o objetivo de firmar um convênio de cooperação para transferência de tecnologias desenvolvidas no Incaper.

“Temos a ideia de integrar o ensino no nosso país. Precisamos de parceiros que nos ajudem a treinar os técnicos que vão alavancar os nossos projetos. E no que toca as agrociências, o Incaper é um parceiro considerável, devido à experiência acumulada”, disse Samuel Carlos Victorino, reitor da Universidade Lueji A’Nkonde. O decano da Faculdade de Medicina de Malanje, André Pedro Neto e Fernando Gomes, da empresa Unione África, também estiveram presentes.

“As tecnologias, os produtos e os conhecimentos do Incaper atraíram a atenção da Universidade e da empresa Unione. Eles consideram que o Espírito Santo possui uma agricultura familiar em condições similares às da África. E entendem que, no Brasil, o Incaper é a instituição que mais pode contribuir com a reestruturação do país, principalmente pela articulação e integração entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural. As capacitações, os cursos e as oficinas que o Incaper realiza junto aos produtores rurais de base familiar do Espírito Santo devem contribuir para a formação dos jovens em Angola, principalmente daqueles ligados à agropecuária”, disse o chefe da área de pesquisa do Incaper, o também angolano José Aires Ventura.

A comitiva demonstrou particular interesse nas culturas alimentares, como milho e feijão, na fruticultura, no diagnóstico de pragas e doenças e na extensão rural. O trabalho desenvolvido pelo Incaper no que se refere a plantas medicinais também despertou o interesse da Universidade. Para o Incaper, a troca de saberes também é extremamente produtiva. A consolidação desta parceria representa mais uma oportunidade de internacionalização dos conhecimentos do Incaper.

Este encontro foi um primeiro passo para que a parceria seja consolidada. É necessário oficializar o interesse mútuo, para que seja firmado um protocolo de cooperação técnica ente o Incaper e a Universidade Lueji A’Nkonde, com a interveniência da UniOne África.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incape
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard