31/10/2013 12h27 - Atualizado em 07/03/2017 15h34

Técnica do Incaper visita escolas e comunidades agrícolas no Níger

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da coordenadora do Programa Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar, Pierângeli Cristina Marim Aoki, apresentou as experiências da agricultura familiar brasileira no Níger, desde segunda-feira (21).

A programação da missão internacional no Níger, consistiu em palestras técnicas, reuniões de intercâmbio e visitas a escolas e comunidades agrícolas. “Fui conferencista do Fórum de Alimentação Escolar e falei sobre a integração da agricultura familiar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no Brasil”, relatou Pierângeli. Ela também disse que abordou a importância socioeconômica da agricultura familiar no Brasil. No evento, duas ministras da Educação estiveram presentes, a do ensino primário e do secundário.

“Visitei a região do Dosso e uma escola rural, com a cantina escolar e mais de 300 alunos. Fomos à prefeitura local e a uma cooperativa de agricultores familiares, apoiados pelo Programa Mundial de Alimentação do Níger e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)”, relatou Pierângeli.

“Na escola, as crianças se alimentam duas vezes ao dia e permanecem em período integral. A base alimentar é uma mistura de milheto e feijão branco. Os meses de culturas vão de outubro a dezembro. Nos outros, eles se alimentam com os estoques de grãos”, informou Pierângeli. Ela disse que será iniciado um trabalho com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na África, financiado pelo governo brasileiro.

Essa missão internacional é resultado da parceria firmada pelo Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Programa Mundial de Alimentação (PMA) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Cooperação Sul-Sul. Visa a desenvolver projetos de fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), expandindo-o a outros países, para aumentar os níveis de segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar e combater a fome no mundo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard