12/06/2015 15h19 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Seminário divulga a 1ª Feira Regional de Touros da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Itaguaçu

Nesta quarta-feira (10) aconteceu o seminário de divulgação da 1ª Feira Regional de Touros da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Itaguaçu, que irá acontecer em julho. O objetivo do seminário foi divulgar junto aos médios e pequenos produtores da região, que são atendidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a oportunidade de adquirir touros zebuínos melhoradores. Participaram do seminário cerca de 30 pessoas e dentre estas, produtores rurais e técnicos do Incaper de Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e Baixo Guandu.

A feira de touros faz parte do Programa de Melhoria de Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pro-genética), que tem como objetivo a melhoria do rebanho bovino nacional, tornando a genética melhoradora acessível a todos os segmentos da cadeia produtiva de carne e leite no país, aumentando a produtividade e renda dos produtores rurais. Um dos focos do programa é promover o aumento das receitas dos pecuaristas, somando a venda do leite, a venda de bezerros mais pesados e de qualidade. Pesquisas nesta área são realizadas há mais de 15 anos.

O seminário foi apresentado pelo zootecnista do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello e pelo zootecnista da ABCZ, Roberto Winkler. Segundo Bernardo Lima, a intenção não é só incentivar a produção de leite, mas também o desmame de bezerros mais pesados, agregando renda adicional para os pecuaristas.

Bernardo destacou a importância de se utilizar os touros do Pró-Genética nos rebanhos do estado. “A utilização pelos pecuaristas dos touros zebuínos ofertados pelo Pró-Genética proporcionará ganhos reais de renda aos pecuaristas porque os filhos de touros zebuínos são animais que possuem maior rusticidade, são resistentes aos endo e ectoparasitas, além de serem resistentes ao clima tropical”, disse.

Segundo ele, são touros puros de origem, jovens (18 a 42 meses), com exame andrológico positivo, portanto férteis, testados negativamente para brucelose e tuberculose, além de serem registrados pela ABCZ. Na feira, os produtores interessados em adquirir um ou mais touros, o farão diretamente dos vendedores e também estarão presentes técnicos da ABCZ e do Incaper para auxiliar os produtores na escolha dos animais.

A 1 ª Feira Regional de Touros da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Itaguaçu, vai acontecer no dia 4 de julho no parque de exposições da cidade.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br