25/10/2013 12h32 - Atualizado em 07/03/2017 15h33

#SemanaCT: Semana de Ciência e Tecnologia terá muita cor e aprendizado



As cores alegram o nosso dia e fazem parte da nossa vida. Mas, você sabia que as tintas também podem ser feitas com terra? No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) existe o projeto Cores da Terra que prepara o material a partir da mistura de terra, água e cola branca. O projeto, iniciado em 2007, será apresentado durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 22 a 25 de outubro, na Praça do Papa em Vitória.

Quem passar pelo estande do Incaper poderá conhecer um pouco mais do projeto que teve como objetivo inicial o desenvolvimento do agroturismo na agricultura familiar por meio do embelezamento da paisagem rural, ou seja, transformar a residência dos agricultores, dando mais cor ao campo capixaba.

No estande, o projeto terá atrações para todas as idades. As atividades diferenciadas para o público infantil e adulto visam à divulgação da técnica de pintura e os resultados obtidos. No local, será montada em escala reduzida uma casa onde as ações serão voltadas para a criançada, com oficina de pintura em pequenas peças de MDF e cerâmica. Já na área externa, serão os jovens e adultos que irão executar o serviço, aprendendo a trabalhar a técnica do Cores da Terra em fachadas e esquadrias da casa.

“Queremos mostrar o quanto podemos explorar os meios naturais, além de ensinar as técnicas que poderão ser usadas das mais diversas maneiras. Com a ajuda de todos, até o final da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia queremos que a casa esteja toda pintada”, destacou a arquiteta e bolsista de extensão do projeto, Aline Vargas.

Além de participar do acabamento da casa, quem passar pelo estande poderá conferir mais sobre o Cores da Terra, já que diversas peças de artesanato feitas em oficinas do projeto estarão expostas decorando o local. Amostras de diferentes cores obtidas com terra também farão parte da decoração.

O sucesso do projeto foi tão grande, que se tornou uma alternativa de renda para alguns artesãos que passaram a substituir as tintas nos acabamentos das peças. Durante o evento, a artesã Adelk Moraes irá ministrar uma oficina de pintura em artesanato. “A Adelk é uma grande multiplicadora da técnica e foi capacitada em uma das primeiras oficinas. A oportunidade de aprender com ela será algo especial”, disse Aline. A aula poderá ser conferida na quinta-feira (24), no estande do Incaper na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Carla Einsfeld
Tel.: 3636-9866/ 9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard