24/10/2013 13h31 - Atualizado em 07/03/2017 15h32

#SemanaCT: Plantas doentes: Incaper identifica sintomas, faz diagnóstico e orienta o tratamento

As plantas adoecem. Os sintomas se manifestam nas folhas, nos frutos, no caule e até nas raízes. As plantas definham e podem até morrer. Para mostrar como é feito o diagnóstico das doenças vegetais mais incidentes no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) montou o laboratório de fitopatologia na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

O laboratório apresenta aos visitantes um pouco do trabalho do Incaper no diagnóstico e no tratamento das doenças mais incidentes na agricultura capixaba. “Quando nossos técnicos visitam as propriedades rurais, eles fazem o diagnóstico da doença que acomete a plantação e a recomendação sobre o que utilizar para combater a doença. Uma orientação sobre manejo adequado pode resolver o problema. Uma simples poda, por exemplo, permite a entrada de luz, e a ventilação da planta”, explicou Karin Tesch Kuhlcamp, pesquisadora do Incaper.

Doenças como ferrugem do café, nematoide, hérnia das crucíferas e podridão do alho já causaram diversos prejuízos à agricultura capixaba. Mas a atuação do Incaper ajuda a reduzir esses prejuízos. Amostras de plantas acometidas por essas doenças podem ser observadas no estande do Incaper na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9866/ 9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard