24/10/2013 13h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h33

#SemanaCT# Defumador artesanal: tecnologia para agregação de valor

Que tal uma tilápia defumada de maneira artesanal? A prova de que esse produto é mais saboroso e agrega valor para o agricultor pode ser vista no estande do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

É simples de fazer. Coloca-se um latão sobre a lenha, com suporte de tijolos. Com uma camada de areia e pó de serra, intensifica-se a fumaça, que cozinha o alimento. “A lenha proporciona um aroma diferente ao produto. Qualquer pessoa pode fazer isso em sua propriedade, pois é comum ter um latão na roça”, afirmou o bolsista do projeto Tecsocial, Bruno Miranda. Ele disse que podem ser defumadas carnes, peixes, linguiça e queijos.

“O grande diferencial desse produto é a agregação de valor. Pelo fato de ser feito de maneira artesanal, ele custa um pouco mais que o defumado industrializado, o que gera renda para o agricultor”, afirmou Bruno.

O defumador artesanal encontra-se na Semana de Ciência e Tecnologia por ser uma tecnologia social. “Uma tecnologia de baixo custo, de fácil replicação, que pode agregar valor para os agricultores e transformar a vida das pessoas”, falou Bruno.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9866/ 9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard