28/10/2016 16h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h17

Secretário de Estado da Agricultura visita obras do Mercado da Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim

Paredes azulejadas, piso novo e uma nova divisão para as lojas marcam o Mercado Quincas Leão, conhecido popularmente por Mercado da Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, visitou o local na manhã desta sexta-feira (28) para conferir o andamento da reforma. O investimento para a obra, que está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Prefeitura Municipal, é de aproximadamente R$ 413 mil. Os recursos foram garantidos pela emenda do deputado estadual licenciado e atual secretário de Trabalho e Assistência Social, Rodrigo Coelho.

Voltado para oferecer um espaço de comercialização para agricultores familiares, o Mercado da Pedra recebeu sua última reforma em 1983. Desde então, os usuários do local (comerciantes e consumidores) reclamavam da situação em que ele se encontrava. "Nós estávamos precisando muito dessa reforma. O local estava muito feio", conta Antônio Carlos, que utiliza o espaço há 16 anos para a venda de chás, raízes e produtos artesanais, e aguarda ansioso para voltar ao Mercado.

O secretário Octaciano Neto destacou que, além de ser importante para a agricultura familiar, o espaço também tem papel importante para permissionários e moradores de Cachoeiro. "O Mercado está muito bem localizado, no bairro Guandu, um centro comercial da cidade, e dá chances à população para comprar produtos de qualidade da nossa agricultura num ambiente adequado e estratégico, de fácil acesso. A expectativa é que as obras terminem no final do mês de novembro e que daí para a frente uma nova fase se inicie para todos", disse.

A reforma do Mercado da Pedra está sendo tocada pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e tem o objetivo de restaurar instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e adaptar os banheiros para torná-los acessíveis a qualquer cidadão. O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI), Pedro Sandrini, explica que para a obra ficar pronta falta pouco. A instituição lida diretamente com quem comercializa produtos no local. "A faixada e a calçada do mercado, parte da instalação elétrica e alguns outros detalhes ainda faltam ser feitos, mas a maior parte da obra já foi realizada. Podemos dizer que 80%", conta.

O Mercado Quincas Leão é um marco cultural da cidade de Cachoeiro, e com a nova reforma terá 19 boxes, todos com portas de aço, além de um corredor central. Uma estrutura muito diferente da anterior. Joãozinho Modolo, que há 50 anos vende frutas, legumes, verduras e outros produtos agrícolas no local, já comemora a revitalização. "Estava muito abandonado, agora estamos vendo que vai ficar uma coisa muito boa. A reforma é muito importante para todos. Esse mercado faz parte da história da cidade", disse.

AvançaSul

Além de visitar o Mercado da Pedra, Octaciano também participou na manhã desta sexta-feira (28) do Movimento Avança Sul, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (CREA-ES) em parceria com o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (MESSES). No evento, que aconteceu na Faculdade Multivix da cidade, Octaciano palestrou sobre as Oportunidades e Desafios ligados ao agronegócio para a região, com base no Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (PEDEAG 3). "Acredito que o caminho para o desenvolvimento, de todas as cadeias, é o investimento em inovação e tecnologias cada vez mais multidisciplinares e que promovam integração", disse.

Ingrid Castilho
Ingrid.seag@gmail.com