14/08/2015 14h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Seag reúne trabalhadores rurais para apresentar ações do Funsaf

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), realiza, a partir da próxima semana, reuniões com a finalidade de apresentar às famílias de trabalhadores rurais, agroindústrias e cooperativas capixabas as ações do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf).

A primeira apresentação do Funsaf será realizada na segunda-feira (17), no município de Colatina, na Região Noroeste do Estado. Já no Sul, o encontro será na quinta-feira (20) em Castelo. As duas reuniões acontecem nas respectivas sedes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Além de aporte financeiro de R$ 12 milhões, o Funsaf oferecerá apoio técnico às iniciativas e projetos na área da agricultura familiar, que serão selecionados por meio de Chamadas Públicas. Serão beneficiadas associações, cooperativas de agricultores familiares, instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias e prestadoras de serviços de assistência e extensão rural.

“Durante os encontros vamos mostrar como os projetos podem ser apresentados à Seag e, na oportunidade, fazer um paralelo de como era antes e o que muda com a criação do Funsaf”, destaca o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli.

O que é o Funsaf?
O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um instrumento criado para democratizar o acesso a recursos financeiros entre associações e cooperativas de agricultores familiares do Espírito Santo, que conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Qual o objetivo do Funsaf?
O objetivo do Funsaf é apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos pequenos produtores de base familiar.

Que tipos de projetos podem ser apresentados?
O Funsaf irá apoiar projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

Qual será a taxa de juros dos financiamentos?
Não há taxa de juros. Trata-se de um fundo não reembolsável.

Quem pode apresentar os projetos?
Os projetos podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural.

Como os projetos são selecionados?
Os projetos são selecionados por meio de Chamadas Públicas, por meio de critérios estabelecidos em edital.

Serviço:
Colatina

17/08 (17), às 9 horas
Sindicato do Trabalhadores Rurais de Colatina

Castelo
20/08, às 9 horas
Sindicato do Trabalhadores Rurais de Castelo

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag - Idaf
Daniel Simões (27) 3636-3700
Texto: ThaísTonini
(27) 3636-3651
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard