10/08/2016 06h25 - Atualizado em
07/03/2017 15h17
Seag realiza primeira reunião do “Pescando e Avançando – Encontro de Pescadores Marítimos”
No Brasil, dos 17 estados que realizam a pesca marinha, o Espírito Santo está no 11º lugar em termos de produção. O coordenador de Pesca e Aquicultura, Alejandro Garcia, explica que essa posição pode estar atrelada ao número baixo de emissões de notas feitas pelos pescadores. “O Rio de Janeiro que possui extensão costeira e características geológicas marinhas semelhantes está em 7º lugar no ranking de pesca marinha do Brasil, e os dados registram que nós pescamos apenas 26% do que eles pescam. Acreditamos que esse número possa estar ligado a falta de lançamentos no sistema tributário. Estamos orientando os pescadores nesse quesito, mas apresentando também os direitos, o cenário da pesca no estado e como podemos melhorá-lo em vista do que foi apresentado no Pedeag3”, disse Alejandro.
Esta é a primeira reunião de cinco que vão ocorrer nos municípios litorâneos do Estado onde a pesca é uma das atividades mais fortes. Além de Itapemirim, os municípios da Serra, Vitória, Guarapari e São Mateus também terão os encontros para atender pescadores das próprias cidades onde serão realizadas as reuniões e também de Fundão, Aracruz e Linhares, Vila Velha e Cariacica, Conceição da Barra, além de Anchieta e Piúma.
O “Pescando e Avançando – Encontro de Pescadores Marítimos” é uma parceria entre a Seag com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa:
Ingrid Castilho
Ingrid.seag@gmail.com
(27)3636-3651
(27) 98895-0928
Pedro Callegario
Pedro.seages@gmail.com
(27)3636-3651