21/07/2016 15h10 - Atualizado em 07/03/2017 15h17

Seag participa de Seminário sobre Agroecologia

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou nesta quarta-feira (20) do Seminário Regional de Agroecologia e Alimentos Saudáveis, em Mantenópolis. O evento que acontece até esta quinta-feira (21), conta com uma programação de diversas palestras ligadas à produção de orgânicos e à agricultura familiar. O Seminário foi promovido pelo projeto Interagir e Construir, no Sítio Santa Helena.

Cerca de 60 pessoas entre agricultores, assentados, representantes políticos e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais participaram do evento. O seminário tem como principal objetivo difundir o conhecimento sobre agroecologia, promover uma interação entre os próprios agricultores e outros participantes, além de incentivar a produção dos alimentos de forma orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos.

O gerente de Agricultura Familiar, Luiz Carlos Bricalli, que participou do evento como palestrante com o tema “O Novo Cenário Rural Brasileiro: Um olhar para o Espírito Santo”, refletiu sobre como a sociedade enxergava e enxerga o meio rural e os trabalhadores do campo. Ele também destacou a importância da agricultura familiar para toda a sociedade e também para o Estado.

O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal, Aureliano Nogueira que também participou do evento destacou que “o seminário é uma atividade de grande importância e fortalece as ações, de órgãos públicos como a Seag, no âmbito da sustentabilidade”.

Milho
No mesmo evento, a Seag entregou 100 quilos de sementes de milho ‘Capixaba Incaper 203’, variedade desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O milho será entregue a agricultores familiares para o plantio.

As sementes entregues são a quarta variedade melhorada de milho, desenvolvida pelo Instituto, para o Estado do Espírito Santo. Elas apresentam alta produtividade, boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga e tolerância às principais doenças foliares e de grãos, à seca e ao acamamento e quebramento de plantas. Sendo variedade, é mais rústica e apresenta custo de semente cerca de 50% menor ao de híbridos de linhagens, tendo a grande vantagem de se poder reutilizar as sementes em plantios subsequentes.

Mais informações sobre a variedade ‘Capixaba Incaper 203’ podem ser encontradas no site do Incaper em Publicações – dentro da aba Folders. O título do documento está como Capixaba Incaper 203’ Nova Variedade de Milho para a Agricultura Familiar do Estado do Espírito Santo. O material pode ser acessado pelo link: http://goo.gl/rwX0rV .

Ingrid Castilho
Ingrid.seag@gmail.com