28/03/2013 11h45 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Seag habilita organizações para receberem sala multimídia

Organizações sociais rurais de 15 municípios capixabas serão contempladas com equipamentos de informática e acesso à Internet ainda este ano. Em reunião na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em Vitória, representantes das organizações de jovens participaram da habilitação das entidades para receberem uma sala multimídia. A ação faz parte do Programa ‘Vida no Campo’.

A instalação acontecerá em comunidades rurais e a estrutura serve de apoio aos jovens, familiares e comunidade em geral para despertar o interesse digital. O investimento é de R$ 550 mil. Esta ação é denominada ‘Arte do Saber’, desenvolvida dentro do Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’ que visa oferecer aos jovens o acesso às novas tecnologias e informações, segundo as oportunidades da região.

“Com estas novas salas, estamos completando 37 salas digitais e multimídias com abrangência em todas as microrregiões do território capixaba. Iremos complementar esta ação com a capacitação de jovens líderes do campo para a potencialização e otimização dos serviços e das atividades de informação, das técnicas agrícolas e da pesca, da cultura, entre tantas outras, visando à formação de uma rede social com o protagonismo juvenil rural”, definiu a coordenadora do Núcleo Social Rural da Seag, Célia Kieffer.

Participaram da reunião representantes de escolas agrícolas, associações de produtores rurais, de indígenas, quilombolas e pescadores, do Movimento Sem Terra e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal.

O kit é composto de: servidor de rede, microcomputador, estabilizador, nobreak, máquina fotográfica digital, projetor multimídia, Home Teather, TV 42’, microsystem, tela para projeção com tripé, mesa para computador, mesa para impressora, mesa para projetor, cadeira giratória e caixa amplificadora com microfones.

Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’
Com o projeto ‘Valorização da Juventude Rural’, em 2012 a Seag certificou 392 jovens nos cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira. Estes cursos foram realizados em 2011. Atualmente outros 416 jovens estão matriculados em 13 cursos com os mesmos temas. Somados, os investimentos acumulam R$ 1.120 milhão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/seages
facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard