25/03/2013 10h43 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Seag entrega novo caminhão à Cooabriel

Durante a assembleia geral da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), realizada nesta sexta-feira (22), os produtores rurais presentes comemoraram mais um investimento. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregou para uso da Cooabriel um novo caminhão, com carroceria de madeira, para auxiliar no transporte de produtos e insumos. O investimento do Governo do Espírito Santo para aquisição do caminhão foi de R$ 102 mil, dentro das ações do programa ‘Vida no Campo’.

“Esse caminhão deverá ser utilizado para atender coletivamente os cafeicultores associados à Cooabriel. O investimento que confirmamos aqui hoje é importante e tenho certeza que será de muita serventia para otimizar recursos e ampliar os resultados da cooperativa”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A Cooabriel é a maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo e, atualmente, possui 3.5 mil produtores rurais associados. Na safra 2012, bateu recorde no recebimento de sacas de café, superando um milhão de unidades.

“Vamos utilizar esse caminhão, principalmente, para atender os agricultores cooperados com menor estrutura. Assim faremos a diferença para melhorar as condições de todos, indistintamente. Só temos a agradecer mais esse investimento do Governo do Estado”, ressalta o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

O caminhão irá auxiliar as atividades dos cafeicultores para o transporte da produção, de insumos, equipamentos e em outras necessidades.
Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Assembleia

Mais de 1.500 pessoas participaram da Assembleia Geral Ordinária da Cooabriel. Na ocasião foram apresentadas o relatório das atividades da instituição relativo ao ano de 2012, com as principais realizações e desempenhos.

Participaram do evento o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, o presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim de Souza Neto, parlamentares federais e estaduais, dentre outras autoridades, e associados.

Na avaliação do presidente Evair de Melo, a Cooabriel é de suma importância para o Espírito Santo, pois é a maior cooperativa de café do Estado e serve de referência em todo o Brasil. “Essa cooperativa vem avançando em parcerias para alavancar o processo de assistência técnica e gerencial aos seus associados. Isso é extremamente salutar para garantir os avanços em qualidade e produtividade na cafeicultura”, afirma.

“Nossa cooperativa é bem organizada e gera benefícios diretos aos cooperados. A parceria com o Governo do Estado fortalece e muito nosso trabalho e nossa estrutura”, ressalta o presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim Neto.
Máquinas

No período vespertino ainda houve a entrega coletiva de 80 tratores e 130 implementos agrícolas a 130 produtores rurais, principalmente das lavouras cafeeiras de São Gabriel da Palha. O evento foi na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e os produtos foram financiados por meio de linhas de crédito Pronaf Mais Alimentos, FINAME PSI e BB Investimento Agropecuário, no valor total de R$ 6 milhões.
Cooabriel

Fundada no dia 13 de setembro de 1963, a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel) surgiu com o objetivo de organizar e disciplinar os produtores locais de café. Cerca de 3.400 sócios contam com uma estrutura de armazenamento e de assistência ao produtor.

A cooperativa está divida em filiais para atender todo o Noroeste do Estado, e seus escritórios estão nos municípios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Nova Venécia, Águia Branca, Alto Rio Novo, e dois no Estado da Bahia: um em Teixeira de Freitas e outro em Itabela.

A Cooabriel em números

- Em 2012 a Cooabriel recebeu o número recorde de mais de um milhão de sacas de café, um volume 10,29% maior que a recepção do ano de 2011;

- A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha fará 50 anos em 2013;

- Além da sede em São Gabriel da Palha, a cooperativa tem quatro filiais no Espírito Santo em: Vila Valério, Nova Venécia, Águia Branca e Alto Rio Novo; e duas na Bahia: em Teixeira de Freitas e Itabela;

- Possui armazéns próprios com capacidade para 400 mil sacas;

- Tem o maior jardim clonal do Estado com 30 mil matrizes selecionadas e catalogadas pelo Incaper como resultado de 30 anos de pesquisas;

- O viveiro tem capacidade para produzir três milhões de mudas por ano;

- Já realizou nove concursos de qualidade de café – ‘Concurso Conilon de Excelência Cooabriel’.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br