09/12/2014 16h25 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Seag entrega notebooks a jovens rurais e máquinas e veículos para reforçar agricultura

O acesso ao computador já é a realidade na vida de muitos jovens de comunidades do interior capixaba. O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou nesta terça-feira (09) a entrega de 12 notebooks em complementação aos kits que fazem parte das salas digitais e multimídias, uma ação realizada dentro do Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’, parte integrante do Programa ‘Vida no Campo’.

As salas multimídias servem de apoio aos jovens, familiares e comunidades em geral para despertar o interesse pelo mundo digital, oferecendo a esses jovens o acesso às novas tecnologias e a informações.

“Temos que dar cada vez mais oportunidades para os jovens que estão no campo, pois eles serão responsáveis por fazer da nossa agricultura não só um meio de sustento, mas também uma atividade provedora de recursos. Essas salas digitais representam a conexão dessas comunidades com o mundo”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

O kit é composto por computadores, notebook, estabilizador, nobreak, Acess Point, microssystem, home teather, TV 46’, filmadora digital, máquina fotográfica digital, caixa amplificada, microfone com fio, projetor multimídia, tela de proteção, cadeiras giratórias, mesa para computador, mesa para impressora e mesa para projetor.

“Com a criação e implementação das salas digitais e multimídias no espaço rural oportunizamos que novas tecnologias passassem a incorporar a vida de jovens rurais capixabas. Com esta modalidade estamos consolidando a proposta de desenvolver um trabalho de criação partilhada e compartilhada do conhecimento e da arte, o fomento do diálogo com o outro, estabelecendo relação com as pessoas fraternalmente para o convívio em e entre redes de criadores, aberto às novas compreensões e novas sensibilidades”, comenta a coordenadora do Núcleo Social Rural da Seag, Célia Kiefer.

O representante do assentamento 13 de Maio, em Nova Venécia, Carlos de Oliveira, diz que com as salas digitais jovens passaram a ter contato com computadores e o universo da internet. “Antigamente, nossos jovens não tinham contato com computadores, pois os pais não tinham condições de comprar. Com os equipamentos os moradores do nosso assentamento tiveram a oportunidade de assistir os jogos da copa, filmes e até pesquisar seus trabalhos escolares”, comenta

Máquinas e veículos

Também nesta terça-feira (09), o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Seag, reforçou o apoio à agricultura familiar de municípios capixabas com o repasse de sete microtratores, duas pás carregadeiras, um furgão baú refrigerado e um caminhão. Ao todo, o investimento foi cerca de R$ 800 mil, com parte direcionada por emendas parlamentares.

A entrega, realizada na sede da Seag, contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, deputados, prefeitos municipais e representantes das comunidades beneficiadas.

Os municípios beneficiados com o repasse das máquinas e veículos foram Apiacá, Colatina, Irupi, Laranja da Terra, Marilândia, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Vargem Alta e Vila Valério.

Texto: ThaísTonini
(27)36363651