15/05/2013 13h15 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Seag entrega equipamentos agrícolas em Laranja da Terra

O Governo do Espírito Santo entregou ao município de Laranja da Terra, nesta sexta-feira (10), dois tratores agrícolas e um caminhão com carroceria, que foram repassados pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e comprados com recursos do Programa ‘Vida no Campo’.

Os recursos foram repassados para a Prefeitura Municipal, por meio de convênio do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’, que deu uma contrapartida. Os investimentos somam R$ 471 mil.

Os equipamentos vão reforçar a estrutura agrícola do município e facilitar o transporte da produção dos agricultores e de insumos produtivos, no preparo de terrenos para plantio e na manutenção de estradas vicinais.

“A missão do Governo do Espírito Santo é tentar corrigir as desigualdades no Estado e só teremos resultados positivos se tivermos ações que cheguem a todos os capixabas. Para isso, a Seag desenvolve o melhor programa voltado para a agricultora familiar, que é o ‘Vida no Campo’, além de outros programas como o ‘Caminhos do Campo’ e o recente ‘Comunicação no Campo’, que vai levar telefonia móvel e internet 3G às comunidades rurais”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’

O Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’ é um dos 13 integrados ao Programa ‘Vida no Campo’ e tem atuação específica para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar nos municípios, a partir da construção de edificações, aquisição de veículos, caminhões, tratores, máquinas, equipamentos e implementos em geral.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. Definida, a proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

A meta da Seag é confirmar 157 projetos até 2014, e os investimentos podem chegar a R$ 50,4 milhões. E a contrapartida dos municípios será de, no mínimo, 3% para aqueles com até 25 mil habitantes, e 5% para municípios com mais de 25 mil habitantes.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br