31/10/2014 13h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Seag entrega de botijões de sêmen a pecuaristas do Estado


O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) confirmou o repasse de 21 botijões de sêmen bovino a um conjunto de associações de produtores rurais e prefeituras de 14 municípios. O investimento é de R$ 300 mil.

A entrega faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, dando continuidade à implantação de núcleos comunitários de inseminação artificial de bovinos, que permitem aos produtores familiares melhorar a qualidade dos animais para a produção de leite.

“Temos certeza que estamos no caminho certo e nosso objetivo é melhorar os indicadores técnicos para que os produtores tenham mais renda. Como exemplo, a média de produção por animal no Espírito Santo varia entre seis e sete litros de leite por dia e as vacas nascidas dentro do programa apresentam produção mínima de 16 litros/dia”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Sebastião Pereira da Cunha Neto, presidente da Associação dos Produtores Familiares de Divino de São Lourenço (Aprafa) espera real melhoria genética do gado e se projeta para o futuro, tendo em vista os resultados alcançados pelo programa da Seag até o momento. “Nosso objetivo é alavancar a pecuária na região do Caparaó. Divino de São Lourenço já tem uma produção de leite bem significativa e temos certeza que conseguiremos elevar a produtividade das vacas oriundas desse material que estamos recebendo”.

Marcos Corteletti, presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Estado do Espírito Santo (ACPGLES) ressalta que, com o melhoramento genético, evita-se o risco de doenças pelo fato de se trabalhar apenas com animais que passaram pelo protocolo sanitário que analisa a existência de doenças reprodutivas.

Com esse repasse, já são 244 botijões adquiridos e destinados, nos últimos anos, para atender de forma coletiva produtores familiares que atuam na pecuária de leite. Ao todo, são cerca de 17.940 doses de sêmen bovino repassados para 1.819 produtores.

Segundo o gerente de Pecuária da Seag, Pedro Cani, o grande mérito do programa é permitir aos produtores familiares terem disponíveis em suas propriedades futuras vacas filhas dos melhores touros do mundo em termos de produção de leite.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Thaís Tonini
thaistonini@seag.es.gov.br
Texto: Sullivan Silva
sullivan@seag.es.gov.br
(27)36363651
facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard