25/02/2016 08h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h14

Seag e Fapes mobilizam pesquisadores na divulgação do +Pesquisa AgroCapixaba

Uma verdadeira caravana de integração da pesquisa agropecuária capixaba está sendo realizada esta semana, com o objetivo de estimular o intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisas de várias instituições públicas e privadas do interior do Estado e divulgar o +Pesquisa AgroCapixaba, o maior edital de pesquisa já aberto no Espírito Santo. Serão investidos R$ 14 milhões no financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em rede, que vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Uma equipe técnica coordenada pelo secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, pelo subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marcelo Suzart, e pelo diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, vem se reunindo com pesquisadores de todas as regiões capixabas desde a última terça-feira (23).

A equipe técnica da Seag e da Fapes já visitou o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) de São Mateus, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), de Barra de São Francisco, as unidades do Ifes de Santa Teresa e de Itapina e a Unesc, em Colatina.

Nesta quinta (25), a caravana da integração irá se reunir com pesquisadores nas unidades do Ifes de Piúma, e de Venda Nova do Imigrante. A agenda de divulgação do +Pesquisa AgroCapixaba, cujas inscrições vão até o dia 28 de abril, prossegue nesta sexta (26), com a visita ao Centro de Ciências Agrárias (CCA/Ufes) de Alegre, ao campus do Ifes de Alegre e à Multivix, em Castelo.




Sobre o Edital +Pesquisa AgroCapixaba

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressalta que a elaboração do edital +Pesquisa AgroCapixaba levou em consideração os resultados obtidos durante as oficinas do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agropecuária Capixaba, o Pedeag 3, realizado entre os meses de agosto e novembro. “Ouvimos todas as prioridades dos produtores rurais, arranjo por arranjo, e publicamos um edital exclusivo para pesquisa agropecuária, com um investimento inédito de R$ 14 milhões, o maior investimento em pesquisa aplicada da história do Espírito Santo”, ele frisa.

Disponível em www.fapes.es.gov.br e www.seag.es.gov.br, o Edital+Pesquisa AgroCapixaba, traz como novidade a necessidade de que os projetos sejam desenvolvidos em Rede. Cada Rede de pesquisa terá um coordenador e será composta, por no mínimo, três projetos, cada qual com um coordenador distinto.

Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O edital contempla onze áreas temáticas a serem desenvolvidas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Olericultura; Pipericultura; Silvicultura; Culturas Alimentares e Floricultura; Agricultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
27 98849-9814 - 27 3636-3700 (27) 3636-3651
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard