03/08/2015 08h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Seag autoriza obras para levar energia trifásica a assentamento rural de Montanha

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) autorizou, no último sábado (01), o início das obras para a implantação da rede elétrica de energia trifásica no assentamento rural Oziel Alves, localizado em Montanha, Norte do Estado. Serão beneficiadas 55 famílias, que passarão a contar com a infraestrutura adequada para utilizar secadores de café e ampliar seus sistemas de irrigação. Com isso, a expectativa é melhorar a produtividade e a renda de todo o assentamento.

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução das obras contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, do prefeito de Montanha, Ricardo Favarato, do gestor executivo da EDP Escelsa, Vilmar Abreu, de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de autoridades estaduais e federais e agricultores familiares residentes no assentamento.

“A energia trifásica vem numa boa hora e vai ajudar todos os assentados a produzir com mais qualidade. A energia chegando vai reforçar nosso trabalho em várias atividades, principalmente para ampliar nossa capacidade de irrigação, com a instalação de bombas mais potentes. Também vamos passar a utilizar de forma correta os quatro secadores de café que existem no assentamento”, afirmou um dos líderes do assentamento, Rivaldávio Rodrigues.

Investimento

As obras de implantação da rede trifásica no assentamento Oziel Alves devem ser concluídas ainda no segundo semestre. Elas representam um investimento de R$ 336 mil e compreendem a construção de 13,3 quilômetros de rede elétrica trifásica. O secretário de Estado da Agricultura ressaltou que o Governo trabalha para melhorar a vida dos agricultores familiares capixabas.

“Há pouco mais de 10 anos, o grande desejo de uma parcela significativa de nossos pequenos produtores rurais era receber a energia monofásica em suas residências e poder ligar uma geladeira, uma televisão. No primeiro ciclo do Governo Paulo Hartung essa energia foi universalizada no Espírito Santo. Agora, a demanda é pela energia trifásica, que é fundamental para que nossos agricultores possam agregar valor à produção e aumentar a renda da família”, destacou Octaciano Neto.

Funsaf

Durante o evento, o secretário lembrou que o Governo do Estado irá lançar, nos próximos dias, o primeiro edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, um instrumento criado para democratizar o acesso a recursos financeiros entre associações e cooperativas de agricultores familiares do Espírito Santo. Octaciano Neto afirmou que o primeiro edital será direcionado justamente para as famílias que vivem nos assentamentos rurais capixabas.

“Esse primeiro edital será no valor de R$ 3 milhões e é destinado exclusivamente a assentamentos de reforma agrária. Os recursos vão garantir apoio a projetos que busquem o desenvolvimento dos empreendimentos rurais, contribuindo para que eles se tornem mais produtivos e sustentáveis, gerando trabalho e renda para as mais de 3.500 famílias assentadas hoje no Estado”, pontuou.

Até o final do ano, um novo edital do Funsaf, no valor de R$ 9 milhões, será direcionado a toda a cadeia produtiva da agricultura familiar. Serão apoiados projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

Não há taxa de juros, pois trata-se de um fundo não reembolsável, que conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os projetos podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br