21/03/2014 11h46 - Atualizado em 07/03/2017 15h38

São Mateus: Governo do ES repassa máquinas e vai ampliar oferta de energia em área rural

A Prefeitura de São Mateus conta com uma nova máquina escavadeira hidráulica para desenvolver diversos trabalhos nas áreas rurais do município. Nesta quinta-feira (20), o Governo do Espírito Santo confirmou o repasse do equipamento, que foi adquirido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com investimento de R$ 310 mil.

“Estamos trazendo hoje quase R$ 50 milhões para esse município, em obras que também vão beneficiar a Microrregião Nordeste, para garantirmos que o desenvolvimento chegue a essa parte do Espírito Santo e, com ele, a qualidade de vida para os capixabas que aqui vivem. Todos devem ter as mesmas oportunidades e direitos, desde o morador da capital ao mais afastado distrito e, por isso, temos aproximadamente R$ 1 bilhão em obras, programas e projetos do Governo do Estado em execução no nosso Nordeste”, destacou o governador Renato Casagrande.

Na mesma solenidade, dentro do Programa Energia Mais Produtiva, a Seag autorizou a empresa EDP a iniciar a instalação de nova rede elétrica trifásica para melhorar a oferta de energia na comunidade de São Bento, no distrito de Nestor Gomes, onde 15 famílias de agricultores familiares desenvolvem cultivos de café, pimenta, feijão e milho.

“São Mateus é um município extenso, com uma agropecuária forte e muito diversificada. Esses investimentos que realizamos reforçam a estrutura do município e vão contribuir com o crescimento dos agricultores, sobretudo os de base familiar”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Outro investimento confirmado pelo Governo do Espírito Santo foi o repasse de tratores agrícolas para três associações de produtores rurais de São Mateus. Foram beneficiados com os novos equipamentos os produtores rurais da Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Espírito Santo (ASAFACES), da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Km 35 (APEPRUK) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Nativo e Gameleira. Ao todo, na aquisição dos três tratores, equipados com implementos agrícolas, a Seag aplicou R$ 210 mil, com o investimento direcionado por emenda parlamentar estadual.

“O dia de hoje vai ficar marcado na história de São Mateus. Não me recordo do município ter recebido tantos investimentos de uma só vez. Máquina escavadeira, por exemplo, é a primeira vez que uma administração estadual repassa para o nosso município. Somando tudo que presenciamos nesta manhã, são 14 ações, entre ordens de serviço e entrega de equipamentos, muito importantes”, comemora o prefeito der São Mateus, Amadeu Boroto.

Esses investimentos reforçam o trabalho coordenado pelo Governo do Espírito Santo para melhorar a infraestrutura nas áreas rurais na microrregião Nordeste Capixaba.

Mais investimentos em São Mateus

Além dos investimentos confirmados nesta quinta-feira, outros já estão programados pela Seag para melhorar a infraestrutura em áreas rurais do município de São Mateus.

Dentro do programa Caminhos do Campo, a Seag vai pavimentar a estrada rural de 17,5 quilômetros que liga Gururi, em São Mateus, à Barreira, em Conceição da Barra. A obra está orçada em R$ 14,4 milhões e a previsão é de que os trabalhos comecem no mês de abril.

E com as ações do programa Comunicação no Campo, as localidades de Santa Maria no distrito de Itauninhas e Km 28 na igreja Santa Terezinha terão em breve os sinais de telefonia móvel e Internet 3G

facebook.com/SeagEs