08/10/2015 14h28 - Atualizado em 07/03/2017 15h10

São Gabriel da Palha discute ações do Programa Estadual de Educação Ambiental

Para discutir com os representantes do município de São Gabriel da Palha a metodologia do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizaram o Fórum Municipal para Elaboração do Plano Estadual de Educação Ambiental, no município.

Os encontros são fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e estão acontecendo em todos os 78 municípios capixabas.

Estiveram presentes representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Palha, professores da rede municipal e estadual de ensino, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Secretaria Municipal de Saúde.

Objetivos e diálogos do encontro

Dentre os objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental, destaca-se a criação e o fortalecimento dos polos e centros de educação ambiental, o fortalecimento da educação ambiental nas áreas protegidas e em seu entorno e seu fortalecimento nas áreas rurais.

De acordo com o extensionista do Incaper Carlos Lobo Teixeira, foram abordados os seguintes temas relacionados à educação ambiental: recursos hídricos, pesquisa avançada, educadores ambientais comunitários, redes sociais, recursos naturais, saúde, agricultura e participação popular.

A pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Palha, Simone Salvador de Nadai, disse que “o plano é um instrumento que visa o desenvolvimento sustentável estabelecendo, priorizando e orientando todos os programas, projetos e ações da gestão ambiental”. Simone ainda destacou que o encontro foi muito válido porque muitos estão preocupados com as causas ambientais.

Carlos Lobo destacou que a metodologia usada proporcionou a interação entre os participantes. “Atualmente, a educação ambiental está muito restrita aos espaços escolares e o objetivo deste trabalho é ampliar a participação popular de todos os seguimentos da sociedade capixaba em um momento importante onde o Estado passa por sua maior crise hídrica”, concluiu.

Programa Estadual de Educação Ambiental

O Programa Estadual de Educação Ambiental tem o intuito de discutir e encontrar soluções para problemas cada vez mais comuns nos centros urbanos e também no interior do Estado, como as questões ambientais relacionados à escassez de água, contaminação de alimentos, destinação incorreta do lixo, entre outros. O programa pretende promover ações a serem desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar de forma contínua e permanente.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)