01/07/2013 07h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h21

Sala multimídia é inaugurada em comunidade rural de Ibitirama

O acesso ao computador se tornou finalmente realidade para os jovens rurais da comunidade de Córrego São Pedro, em Ibitirama. Uma sala multimídia foi inaugurada e equipada com computador, máquina fotográfica e home theater. O kit foi entregue na sexta-feira (28), na sede da comunidade. O investimento foi de R$ 35.421,08 por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Essa estrutura vai servir de apoio aos jovens, familiares e comunidade em geral para despertar o interesse pelo mundo digital. A ação faz parte do Programa ‘Vida no Campo’ e é denominada ‘Arte do Saber’, desenvolvida dentro do Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’ que visa a oferecer aos jovens acesso às novas tecnologias e informações, segundo as oportunidades da região.

“Queremos dar cada vez mais oportunidades para os jovens que estão no campo para que possam escolher por permanecer nos locais onde moram. O projeto tem uma utilidade fantástica, pois conecta as pessoas ao mundo por meio do computador. Esta entrega representa a conexão da comunidade de Córrego São Pedro com o mundo”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

“Antigamente, as pessoas saíam do campo pois sabiam que existia um mundo diferente. E essa percepção do Governo do Espírito Santo é importante para dar mais qualidade de vida para o povo rural, que é uma das prioridades deste Governo”, declarou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

O kit é composto de: servidor de rede, microcomputador, estabilizador, no-break, máquina fotográfica digital, projetor multimídia, home theater, TV 42’, microssystem, tela para projeção com tripé, mesa para computador, mesa para impressora, mesa para projetor, cadeira giratória e caixa amplificadora com microfones.

“Para mim é uma honra participar deste projeto. Com ele, aprendemos que podemos fazer mais em nosso trabalho. Agora, não preciso mais ir para cidade para fazer o que eu gosto. Temos todas as oportunidades aqui no campo e podemos fazer o melhor”, disse a aluna Katlen Cristina Vargas Costa Rubert, uma das beneficiadas com a entrega do kit multimídia.

Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’

O Núcleo Social Rural da Seag vai entregar, somente em 2013, um total de 37 salas digitais e multimídias com abrangência em todas as microrregiões do território capixaba. A estrutura também vai complementar as ações de capacitação de jovens líderes do campo para a potencialização e otimização dos serviços e das atividades de informação, das técnicas agrícolas e da pesca, da cultura, entre outras, visando à formação de uma rede social com o protagonismo juvenil rural.

Com o projeto ‘Valorização da Juventude Rural’, em 2012 a Seag certificou 392 jovens nos cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira. Estes cursos foram realizados em 2011. Atualmente outros 416 jovens estão matriculados em 13 cursos com os mesmos temas. Somados, os investimentos acumulam R$ 1.120 milhão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/seages
facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard