05/08/2013 06h20 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

Sala de degustação vai atestar a qualidade do café em Mimoso do Sul

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

A comunidade de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul, deu um importante salto para melhorar a qualidade do café produzido. O Governo do Espírito Santo inaugurou, na tarde deste sábado (3), uma sala de degustação de café na localidade, onde serão feitas a prova e a classificação do produto.

Os equipamentos foram adquiridos por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o investimento foi de R$ 18.531,59. O funcionamento da sala será em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O governador Renato Casagrande afirmou, durante a inauguração, que esta entrega confirma o grande volume de investimentos que o Governo tem feito no interior do Estado. “Para desenvolver todo o Espírito Santo é necessário investir na agricultura, que é atividade geradora de renda na maioria dos municípios. Assim, atendemos a duas prioridades da nossa gestão que são levar investimentos para todas as regiões do Estado e chegar a quem mais precisa, e no campo são os agricultores familiares”, declarou.

Os equipamentos cedidos por meio da Seag para a sala são um conjunto para a prova, 100 saladeiras, um fogão, uma balança, um medidor de umidade, uma máquinas de café expresso e uma estante de aço.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, apontou que a qualidade é um caminho sem volta para os cafeicultores. “Este investimento é muito importante para a melhoria da qualidade do café produzido em Conceição do Muqui. Esse é um ponto que é determinante para a permanência no mercado, além de remunerar melhor os nossos produtores, e o consumo de cafés especiais ganha novos mercados a cada dia”, afirmou o secretário.

A sala de classificação e prova de café tornou-se realidade graças a uma parceria entre a Seag, o Incaper, a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), a Associação de Produtores Rurais de Conceição do Muqui e a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul.

“O mercado exige a qualidade desse café, e o Governo tem investido fortemente para que o produtor ganhe cada vez mais lugar no mercado mundial. Além de sermos grandes produtores, precisamos ser também referência em qualidade”, afirma Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

A sala de degustação vai beneficiar mais de 70 famílias que formam a Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Conceição do Muqui e produzem, principalmente, o café arábica. “Esta sala vai ser importante para conhecermos a qualidade do café e podermos melhorar o nosso produto. É um estímulo para nós, cafeicultores, investirmos na qualidade, que não era interesse de ninguém antigamente”, declarou o presidente da associação, Rafael Landi.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br