05/06/2013 13h24 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Retroescavadeira e trator beneficiam produtores rurais de Nova Venécia

A atividade agropecuária de Nova Venécia recebeu um grande auxílio com entregas realizadas na manhã deste sábado (25). Duas associações de produtores rurais agora contam com equipamentos repassados pelo Governo do Espírito Santo.

A ação faz parte do Programa “Vida no Campo”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“A Seag realiza estas entregas para dar mais conforto a quem mora e trabalha no campo. Hoje, temos de fazer uma agricultura com máquinas e equipamentos para diminuir o esforço dos produtores rurais, que realizam um trabalho pesado e sofrido”, defendeu o secretário Enio Bergoli. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais no interior com reforço na infraestrutura rural, com incentivo a atividades geradoras de renda, além dos programas de cunho social ou ambiental.”

A Coopetativa Veneza foi contemplada com uma retroescavadeira, adquirida pela Seag. O investimento para a aquisição do equipamento foi de mais de R$ 148 mil. “A máquina vai atender aos nossos cooperados e auxiliar na manutenção das estradas rurais, que é um dos grandes desafios da cooperativa”, afirmou o presidente da Veneza, José Carnieli.

Já a Associação dos Pequenos Agricultores de Santo Isidoro recebeu um trator agrícola, adquirido com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual. O valor do equipamento chegou a R$ 90 mil.

“Os produtores da região não têm condições de ter um equipamento desse e também é difícil para terceirizar o serviço. O trator vai atender às 40 famílias associadas, além de fortalecer também o trabalho de outras 50 famílias da região”, declarou o presidente da associação, Gézio César Gava.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Léo Júnior(27) 3636-3700 / 9942-9616
Mike Figueiredo