16/02/2014 10h21 - Atualizado em 07/03/2017 15h38

Região Serrana recebe equipamentos para reforçar estrutura agrícola

No último dia de agendas públicas no interior capixaba enquanto governador interino, desde que assumiu pela sexta vez o cargo no último domingo (09), Givaldo Vieira esteve em dois municípios da Região Centro Serrana, neste sábado (15), para repassar equipamentos com o objetivo de reforçar a infraestrutura agrícola. Os implementos foram adquiridos por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Por volta das 8h, em Santa Maria de Jetibá, Givaldo e o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, entregaram uma escavadeira hidráulica para a Prefeitura, com investimento de R$ 295 mil. No município, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) ainda foi contemplada com um veículo utilitário, no valor de R$ 32.352,94. A entrega foi realizada em solenidade que contou com a presença do prefeito Eduardo Stuhr.

Já em Santa Leopoldina, o governador em exercício confirmou, às 10h30, na presença do prefeito Romero Endringer, o repasse de um rolo compactador à cidade, adquirido por meio da Seag, com investimento na ordem de R$ 177.550,00. Nas duas cidades, o Governo do Estado investiu, portanto, R$ 504,9 mil, sendo que parte dos recursos foi direcionada por emenda parlamentar.

Givaldo Vieira destacou os investimentos planejados da gestão estadual como forma de medida preventiva para auxiliar na conserva das estradas vicinais e pontuou algumas potencialidades agrícolas da região, incentivadas pela Seag, Incaper e Idaf. “Tenho realizado uma série de entregas de equipamentos para a assistência à agricultura, para reforçar a estrutura operacional das prefeituras. Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina são dois dos municípios que mais abastecem a Ceasa, e o desenvolvimento desses locais passa pelo fortalecimento do meio rural. Por isso, buscamos promover intervenções que fortificam, por exemplo, o agronegócio e o agroturismo, como a instalação da telefonia móvel 3G em Rio Possmoser, em Santa Maria de Jetibá, prevista para ser concluída até novembro desse ano”, salientou.

O secretário Enio Bergoli mencionou que a Seag disponibilizou seis máquinas que estão trabalhando em tempo integral para a recuperação de Santa Maria de Jetibá, e citou outras ações da secretaria para ampliar o desenvolvimento rural nos municípios. “A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá já trabalha com duas motoniveladoras e quatro caminhões basculantes nesse processo de reabilitação da cidade, após os prejuízos causados pelas fortes chuvas de dezembro passado. A escavadeira hidráulica se soma a essas outras máquinas, para oferecermos as melhores condições ao agricultor a fim de que recupere a capacidade de produção. Tendo em vista o apoio à infraestrutura agrícola, estamos instalando a energia trifásica em Garrafão (Santa Maria de Jetibá) e inauguramos recentemente a telefonia móvel 3G na comunidade de Mangaraí (Santa Leopoldina)”, afirmou.

Durante a cerimônia em Santa Maria de Jetibá, também foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Incaper e a Prefeitura Municipal, com vistas à elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural da cidade.

facebook.com/SeagES

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria