29/07/2013 09h26 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

Região do Caparaó recebe investimentos em escolas e na agricultura

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

A região do Caparaó está recebendo investimentos para a melhoria e ampliação na área da Educação. Somente nesta semana, o Governo do Espírito Santo inaugurou uma nova escola no município de Muniz Freire e assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação de uma unidade escolar em Irupi.

Na manhã desta sexta-feira (26), em Irupi, foi assinada a ordem de serviço de reforma e ampliação da Escola Estadual Bernardo Horta. A solenidade contou com a presença do diretor geral do Iopes Luiz César Maretto, da superintendente de Guarçuí Inacélia Alves, do deputado estadual Glauber Coelho, do prefeito de Irupi Carlos Henrique Emerick Storck, entre outras autoridades.

À tarde, foi inaugurada a Escola Estadual Bráulio Franco, em Muniz Freire, que passou por reformas na sua estrutura física. A solenidade contou com a participação do governador Renato Casagrande e do subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Ribeiro, além de outras autoridades estaduais, locais e regionais e convidados, que foram recepcionados pela banda marcial da escola e uma apresentação de dança dos alunos.

“Hoje é um dia muito especial para a região do Caparaó. Com planejamento e organização vamos conseguir tornar nossos sonhos uma realidade na área educacional do Estado. Até o final desta gestão, serão investidos R$ 500 milhões em obras de reforma, ampliação, reconstrução, dentre outras intervenções em escolas da Rede. Em 2012 aplicamos mais de 25% do orçamento na educação e esse ano pretendemos superar essa meta”, frisou o governador Renato Casagrande.

“O Estado trabalha de maneira intensa para oferecer uma infraestrutura moderna e equipada com aparelhos que permitem ao estudante explorar de maneira ampla e coletiva os conteúdos lecionados em sala de aula, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da educação. Em 2013, até o momento, já foram entregues 138 obras, o que representa um grande avanço na educação estadual”, destacou o subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Ribeiro.

Entrega de equipamentos agrícolas

Durante o evento também foi entregue um trator agrícola para auxiliar nos trabalhos de uma associação de produtores da zona rural do município de Muniz Freire.

O veículo foi adquirido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual. O valor investido é de R$ 80 mil.

“Esse é mais um investimento que confirmamos que vai beneficiar diretamente um grupo de produtores rurais, que vivem da produção e comercialização de alimentos. Gradativamente, estamos equipando cooperativas e associações que agrupam de forma organizada trabalhadores rurais das mais variadas atividades”, destacou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

O trator agrícola será entregue com implementos e vai beneficiar a Associação de Produtores Unidos da Boa União. São 38 famílias beneficiadas que produzem principalmente café arábica.

“O equipamento vai nos ajudar no transporte da produção da lavoura para o secador e para o terreiro, além de ajudar a levar insumos e lenha para o secador”, afirmou o presidente da associação, Daniel Araújo Machado. “Nossa previsão é produzir quatro mil sacas de café nesta safra. O trator vai nos ajudar nos trabalhos e acabar com a necessidade de alugar equipamentos”.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br