01/08/2013 07h02 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

Rede trifásica é inaugurada em comunidade rural de Rio Novo do Sul

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

A instalação da rede elétrica trifásica na comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul, foi inaugurada na manhã dessa quarta-feira (31). A obra é uma realização do Programa ‘Energia Mais Produtiva’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a linha tem 3,6 quilômetros de extensão. Na ocasião, também foi assinada a instrução normativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) que regulariza a extração do fruto da palmeira Juçara, que é destaque na região.

A rede trifásica garante o uso de equipamentos agrícolas, como secadores e descascadores, e o funcionamento de agroindústrias na região. O investimento foi de R$ 79 mil e a rede pode atender pelo menos 82 famílias do entorno.



“Estamos hoje com duas agendas muito importantes para a nossa agricultura. A instrução normativa para a extração do fruto da palmeira Juçara regulariza a atividade, que é exemplo de como conviver em harmonia com o meio ambiente”, explicou Bergoli.

“A inauguração da rede trifásica mostra a força da agricultura capixaba e que torna insuficiente a rede monofásica de energia para mover a necessidade da produção, que já conta com muitas máquinas e equipamentos”, concluiu.

“A agricultura é uma das atividades mais importantes do Estado e é por isso que o Governo do Espírito Santo investe para o setor se desenvolver e os agricultores poderem viver com qualidade no campo”, afirmou o presidente do Incaper, Evair Vieira de Mello.


Inauguração da rede elétrica trifásica

A rede elétrica trifásica na comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul, garante o funcionamento de uma agroindústria que produz polpa de frutas. Em 2012, a empresa comercializou duzentas toneladas de polpa e, em 2013, a expectativa é que a produção chegue a 250 toneladas. A empresa adquire matéria-prima de 140 produtores em oito municípios capixabas e emprega 14 funcionários.



Há 15 anos, o agricultor Pedro Bortolotti começou a produzir polpa de frutas em pequena escala e para comércio local. “Fico muito satisfeito com esse auxílio do Governo, porque nunca imaginamos que haveria uma rede trifásica aqui por não termos condições de arcar com os custos. Iniciamos a produção na garagem de casa, agora já contamos com três câmaras frias para armazenar as polpas”, declarou Bortolotti.


Regras para extração do fruto da palmeira Juçara

As regras para extração do fruto da palmeira Juçara, o chamado "açaí capixaba", foram definidas pela Instrução Normativa do Idaf. A assinatura do documento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (31), na comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul.

A nova instrução prevê orientações aos produtores rurais para que a extração do fruto seja realizada de forma sustentável, já que a palmeira Juçara compõe a Lista Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção.

“Esta Instrução Normativa visa oportunizar mais geração de renda aos produtores rurais de forma sustentável, com proteção das nossas florestas. A palmeira Juçara é ameaçada de extinção e, por isso, é fundamental criarmos instrumentos que garantam a preservação da espécie”, afirmou Davi Diniz de Carvalho, diretor-presidente do Idaf.

O objetivo da instrução é disciplinar o uso do fruto, protegendo os recursos florestais e conciliando com a geração de renda para os pequenos produtores e as populações tradicionais. Por isso, a instrução exige, por exemplo, a manutenção de, no mínimo, um cacho em cada árvore, o plantio de três mudas a cada planta coletada e a semeadura de, pelo menos, 20% das sementes despolpadas como forma de promover a recuperação dos locais de coleta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
twitter.com/SeagES

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865//8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard