19/11/2014 08h12 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Qualificaves: capacitação para avicultores capixabas


Programa de capacitação dos avicultores já realizou 20 eventos e contou com presença de 2 mil pessoas. Equipamento inédito no ES para medir a qualidade do Ovo é adquirido pela COOPEAVI

A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI) junto com a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (SEBRAE) realizaram durante esse ano mais um ciclo do Programa de Anual de Capacitação de Avicultores – Qualificaves Postura Comercial.

O último módulo aconteceu no dia 12 de outubro com uma palestra motivacional e apresentação de contas das ações realizadas no último trimestre do ano, como a Semana Mundial do Ovo. Além disso, a COOPEAVI apresentou ao público um equipamento que testa a qualidade do ovo.

Esse é o terceiro ano seguido que acontece na Pousada Paraíso, em Santa Maria de Jetibá, o programa de qualificação para os avicultores de postura. Em 2012, a AVES junto com a COOPEAVI conseguiu estruturar um projeto para levar conhecimento e sanar dúvidas dos produtores da região Serrana. Por entender que cada propriedade é, na verdade, uma pequena empresa, buscaram fazer uma parceria com o SEBRAE. Além do SEBRAE, o Qualificaves conta com o apoio de diversos parceiros para promover a vinda dos palestrantes de diversas partes do Brasil em Santa Maria de Jetibá.

O ano de capacitação começou em fevereiro e se estendeu até o mês de novembro. Dentro da Semana Tecnológica do Agronegócio, aconteceu uma edição Premium do Qualificaves e contou com a presença de uma das principais autoridades sobre avicultura no Brasil, Josiane de Abreu, doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela apresentou sobre as doenças Assessoria de Imprensa emergentes na avicultura e que medidas devem ser tomadas para amenizar os impactos na produção dos ovos. Mais de 100 avicultores participaram da palestra.

Assim como a Dra. Josiane, o programa trouxe à Santa Maria de Jetibá outros seis profissionais especialistas em temas diferentes, relacionados à avicultura, para transferir conhecimentos aos avicultores. Mais de 500 pessoas compareceram nos eventos longo desse ano, uma média de 70 avicultores em cada encontro. De 2012 à 2014, foram realizados 20 encontros, somando todos os módulos desse período, o Qualificaves contou com a presença de 2 mil produtores.

A continuidade do programa já é certa para o próximo ano. De acordo com a AVES, em 2015, a previsão é aumentar o número de encontros, de sete para nove, pois haverá duas etapas extras, na Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (FAVESU), em março; e na Semana Tecnológica do Agronegócio (STA 2015), em agosto.

Máquina para Teste de Qualidade do Ovo
Durante o último Qualificaves desse ano, a COOPEAVI, em parceria com a ALLTECH, apresentou uma das poucas unidades da Digital Egg Test (DET 6000), a primeira e única do Espírito Santo. A cooperativa adquiriu o equipamento para auxiliar na melhoria contínua da qualidade do ovo entregue no Entreposto COOPEAVI.

O aparelho é o mesmo modelo utilizado no Concurso de Qualidade de Ovos, em Bastos (SP). “Com ele podemos ter maior aparato para melhorar a qualidade dos ovos de nossos cooperados e até mesmo aperfeiçoar o padrão das rações produzidas pela cooperativa.”, afirma Luís Carlos Brandt, gerente executivo de Produção da COOPEAVI.

O primeiro teste em público foi realizado diante dos olhares atentos dos avicultores presentes no encontro. O dispositivo avalia o resistência Assessoria de Imprensa do ovo e a espessura da casca, assim como, peso, cor da gema e altura da albume espesso. Com todos esses dados é gerado um índice de qualidade do produto.

“A ideia é criar um concurso para avaliar os ovos produzidos pelos cooperados e depois expandir a avaliação para os demais produtores do Estado.”, projeta Nélio Hand, diretor executivo da AVES.

Sobre a Coopeavi
A Coopeavi, fundada em 1964, é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Atualmente conta com mais de 9 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.

Informações à Imprensa:
Domicio Faustino
Cel: +55 27 997 412 581
Tel. +55 27 3263-4750
imprensa@coopeavi.coop.br
www.coopeavi.coop.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard