14/07/2013 15h07 - Atualizado em 07/03/2017 15h23

Projeto para novo terminal e formação de cooperativa vão beneficiar pescadores de Itapemirim

O projeto para a construção do novo porto de Itaipava, em Itapemirim, foi entregue para a Prefeitura Municipal. A elaboração foi supervisionada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e tem o objetivo de possibilitar toda logística do pescado para que o produto já saia do porto nas condições de chegar à mesa do consumidor.

A entrega do projeto foi realizada pelo secretário Enio Bergoli na última quarta-feira (10), em reunião com representantes dos pescadores de Itaipava. "O Governo do Espírito Santo já realizou um grande investimento para melhorar as condições dos pescadores de Itaipava, já que 25% do pescado do Espírito Santo desembarca por aqui. Elaboramos um projeto conceitual, que vai contar com terminal pesqueiro e outras unidades para que todo o trabalho com o pescado seja feito no porto e o produto saia daqui pronto para o consumo", destacou o secretário.

Com a entrega do projeto, a Prefeitura agora vai decidir como os trabalhos do porto serão conduzidos e quais os parceiros que ajudarão na realização da obra. Além do terminal pesqueiro, o projeto também prevê a construção de unidade de beneficiamento, unidade de processamento, unidade de logística e comercialização, além do local para atracamento de embarcações.

Pescadores pretendem criar cooperativa

Para fortalecer as atividades da pesca na região, os pescadores de Itaipava estão se organizando para criar uma cooperativa. Toda a movimentação é estimulada pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) com o objetivo de reabilitar o crescimento econômico local proporcionado pela atividade pesqueira. "A Aderes está articulando parceiros para a criação da cooperativa. A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES) já demonstrou apoio. Vamos avançar com o projeto, que promete alavancar a economia local", afirmou o diretor de Economia Social e Solidária da Aderes, Odmar Péricles.

Segundo Péricles, a criação da cooperativa já está em estado avançado e já foi realizada uma assembleia para a aprovação do estatuto. Em Itaipava existem mais de 2.500 pescadores, que juntos comandam quase 400 embarcações. O surgimento da organização pode, além de impulsionar a geração de renda, resolver problemas sociais da população pesqueira.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br