09/08/2013 05h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Programa “Vida no Campo” forma 400 jovens rurais


Fotos: Léo Júnior/Seag

O Governo do Espírito Santo certificou, nesta quinta-feira (8), 400 jovens que concluíram os cursos de qualificação social e profissional do programa ‘Vida no Campo’, com o projeto ‘Valorização da Juventude Rural’. A cerimônia foi realizada durante a abertura oficial da GranExpoES, no Carapina Centro de Eventos, na Serra. O presente veio com a criação, pelo Bandes, do Programa Jovem Empreendedor Rural, que combina ações de formação, assistência técnica e acesso ao crédito.

Realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura em parceria com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), a formação dos jovens, com idade entre 15 e 24 anos, compreendeu 13 cursos com 250 horas de capacitação nas áreas de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira, tendo como focos principais o desenvolvimento do empreendimento, o associativismo e a condução de práticas agroecológicas e sustentáveis de produção. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 560.812,00.

"Acompanho todos os anos essa solenidade, nesse importante e bonito trabalho que visa produzir, criar, transformar sonhos em realidade, e do qual nos orgulhamos muito. O que fazemos hoje pelo interior do Estado, dentro das nossas prioridades estratégicas, do nosso planejamento, voltando os olhos às regiões mais distantes, aos municípios fora dos grandes eixos de desenvolvimento, é gratificante. Sempre fazendo mais para quem mais precisa. Queremos desenvolvimento equilibrado, oportunidades para cada vez mais capixabas, para que juntos caminhemos em direção a um Espírito Santo mais igual", afirmou o governador.



"Hoje estamos aqui vivenciando mais uma etapa do Programa Vida no Campo e a Valorização da Juventude Rural é um dos projetos associados. Ao final do curso, os jovens fizeram um trabalho de conclusão e podem acessar agora linhas de crédito específicas para a juventude por meio do Bandes. As ações do Governo buscam oferecer para a juventude rural a chance de ser protagonista do seu próprio destino, podendo permanecer no campo com qualidade de vida", afirmou o secretário da Agricultura Enio Bergoli.

"O Mepes desempenha seu trabalho contando com parcerias como a do Governo do Espírito Santo. O trabalho de qualificação dá conhecimento para os jovens não terem medo de arriscar e aproveitarem as oportunidades. O curso funciona como uma chave para abrir essas oportunidades de sucesso, de negócio e de trabalho", afirmou o superintendente do Mepes, Idalgizo José Monequi. Ele disse que ao longo desse projeto, já foram elaborados cerca de mil projetos e qualificados 4,5 mil jovens.

"Todos nós sabemos que o campo sofreu com a saída das pessoas para as cidades. Com os cursos de qualificação, o jovem e a jovem rural passam a ser mais proativos e terem mais oportunidade de serem protagonistas da sua própria vida. A nossa participação nesses cursos mostra que a busca pelo conhecimento é a marca da nossa juventude rural", declarou o jovem rural José Felipe Matieli, de Mimoso do Sul.

Os cursos são ofertados nos municípios de Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Colatina, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São Mateus, Águia Branca e Piúma. Com o conhecimento adquirido na formação, eles produziram 169 projetos individuais ou coletivos que poderão ser financiados pela Linha Jovem do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para gerar renda aos agricultores de base familiar e pescadores artesanais.

Programa Jovem Empreendedor Rural

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou, durante a formatura do Projeto Valorização da Juventude Rural, na programação da GranexpoES 2013, um programa voltado ao fortalecimento da agricultura familiar no Espírito Santo e ao incentivo à permanência das pessoas no campo. O “Programa Jovem Empreendedor Rural” vai potencializar a ação produtiva de jovens filhos de agricultores familiares, combinando ações de formação, assistência técnica e acesso ao crédito.

Com o novo Programa, fruto de uma parceria de cooperação técnica entre o Bandes, a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), jovens agricultores terão acesso a crédito estruturado para que possam investir em suas propriedades, impulsionando a economia do setor rural e promovendo o crescimento harmônico em todas as regiões do Estado.

O Programa prevê o apoio financeiro a projetos elaborados por jovens empreendedores que tenham concluído cursos de formação e capacitação técnica e gerencial de escolas agrícolas, como os cerca de 400 alunos que receberam o certificado dos cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão Unidade Pesqueira, na mesma ocasião do lançamento do programa.

GranExpoES

O maior e mais importante evento de negócio rural do Espírito Santo segue até domingo (11). A 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, é realizada no Carapina Centro de Eventos, no município da Serra, e é promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A GranExpoES é uma verdadeira vitrine do agronegócio capixaba, consolidada como um ambiente favorável e com grande potencial para realização de negócios. Nela o público tem a oportunidade de conferir exposições e ranqueadas de animais, congressos, minicursos, torneio leiteiro, concurso de queijos, feira dos municípios, festival da cultura capixaba, leilões de bovinos, equinos e ovinos, feira náutica, exposição de aquários, espaço do café, espaço gourmet, fazendinha, ExpoflorES, entre outras atividades das principais cadeias produtivas do negócio rural do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
twitter.com/SeagES

Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel.: 3331-4352/ 9945-5907
barbarabonato@bandes.com.br
Leonardo Fernandes Iannone
Tel.: 3331-4322/ 8180-4444
leonardo.iannone@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard