24/09/2013 11h33 - Atualizado em 07/03/2017 15h30

Programa de Produção de Sementes de Milho Crioulas é lançado em Divino de São Lourenço

Com o objetivo de incentivar o cultivo de milho e resgatar a tradição dos agricultores em produzir suas próprias sementes, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a prefeitura municipal de Divino de São Lourenço e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, lançou nesta sexta-feira (20) o Programa Municipal de Produção de Sementes de Milho Crioulas.

O projeto visa a criação de um estoque de sementes que serão distribuídas aos agricultores a cada safra. Em um primeiro momento, serão beneficiados cerca de 80 agricultores. Eles receberão da prefeitura 5 kg de sementes do milho Fortaleza, variedade desenvolvida na comunidade Fortaleza, no município de Muqui, com o compromisso de devolver à prefeitura pelo menos o dobro da quantidade doada, para que, dessa forma, possa ser feito um estoque significativo de sementes.

“Com este projeto, em um período de três a quatro anos, o município deverá se tornar autossuficiente na produção de sementes dessa variedade, principalmente por se tratar de milho crioulo, raça de grande variabilidade genética e alta rusticidade, que possibilita o cultivo sob um sistema de baixo investimento tecnológico e gera uma produtividade bastante rentável”, ressaltou o extensionista do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiro.

Os agricultores interessados em receber as sementes devem procurar o escritório local do Incaper e levar o CPF para fazer a inscrição.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br