03/10/2013 13h07 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Produtores de 10 municípios capixabas recebem mudas e orientações sobre cultivo da tangerina

“Estou molhando o chão para abrir as covas. Amanhã mesmo vamos plantar tudo!” Com entusiasmo, o produtor rural Albertino Schaffel recebeu mudas de tangerina para aumentar a área cultivada na propriedade em Biriricas, Domingos Martins. Ele e outros produtores rurais de 10 municípios capixabas estiveram presentes no Encontro Técnico de Tangerina da Região Serrana.

O evento foi realizado nesta quarta-feira (02) pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para fortalecer a fruticultura no Espírito Santo. Foram distribuídas 10 mil mudas de tangerina das variedades “Ponkan” e “Montenegrina”. Além destas, mais 14 mil mudas de tangerina ponkan serão distribuídas ainda este ano a produtores cadastrados, num investimento da ordem de R$ 150 mil.

“O Governo possui um conjunto expressivo de programas focados na infra-estrutura rural, oferecendo rede elétrica, telefonia, internet e estradas. O eixo é justamente nas atividades geradores de renda. E os Polos de Fruticultura se adaptam perfeitamente ao modo de produção do Estado, que é o modo de produção familiar. Isso porque consegue gerar boa renda em pequenas áreas. Mais do que distribuindo mudas, estamos consolidando este polo, gerando mais qualidade de vida.”, pontuou Enio Bergoli, secretário de Estado de Agricultura.

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, evidenciou a importância das parcerias e de capacitação para a obtenção de bons resultados. “A fruticultura, a cada dia, nos exige mais profissionalismo. Exige treinamento, cursos, capacitação e reconhecimento. O Incaper está à disposição para, junto com parceiros e produtores, estruturar cada vez mais o polo, fortalecer esse compromisso, abrir oportunidades e enfrentar os desafios. Este trabalho traz bons frutos, boas tangerinas, traz um horizonte de oportunidades para um rural cada vez melhor”, afirmou o diretor-presidente.

As informações técnicas foram apresentadas pelo coordenador do Polo de Tangerina, Sebastião Antônio Gomes. Alguns como adubação das covas, irrigação no plantio e tratos culturais foram demonstrados na prática. Os produtores ainda aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas. “Eu planto maçã, uva, morango… . Não tenho experiência no cultivo de tangerina. Mas resolvi apostar neste mercado, como forma de diversificar ainda mais a minha produção. As informações que o Incaper nos passa são muito importantes.”, animou-se Antonio Ailton Andriz, do distrito de Garrafão, Santa Maria de Jetibá.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard