26/03/2014 12h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h39

Probores 2014 será lançado em São Gabriel da Palha

Com a meta de desenvolver a agricultura na Região Norte do Espírito Santo, será lançado nesta quarta-feira (26), em São Gabriel da Palha, o Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores). O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e pela Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha.

O encontro visa reunir cerca de 200 pessoas entre profissionais e agricultores familiares e terá como objetivo a troca de informações entre os participantes, além de mostrar a possibilidade de engajamento de pequenos produtores. Durante o Probores 2014, serão entregues 10 mil mudas de seringueira (toco enxertado de raiz nua). Produtores rurais de São Gabriel da Palha e Rio Bananal devem ser contemplados com mudas para plantio.

O lançamento do Probores é um evento anual e ocorre em uma das regiões que mais incentivam o plantio da seringueira. Para o engenheiro agrônomo do Incaper, César Pereira Teixeira, a seringueira é perfeita em vários aspectos. “As plantações de seringueiras aumentam a cobertura florestal do Estado, além de poderem estar com outras plantações” ressaltou.

César lembra ainda que a seringueira é uma atividade agrícola que une renda ao produtor rural e preservação ambiental. “O plantio de seringueiras proporciona renda ao produtor o ano inteiro, pois é uma cultura perene e de alta produtividade de látex. É interessante para o pequeno produtor porque não demanda muita mão de obra. Além disso, há garantia de venda do produto, pois é um mercado em expansão”, explica César. Ao final do ciclo de vida da árvore, ela também pode ser usada como madeira nobre para a produção de móveis.

Entre as metas estão o incentivo à produção de mudas de seringueira, incentivo à implantação de jardins clonais, definição dos clones a serem recomendados para o Estado, sistema de sangria a ser adotado, programa de treinamento e de transferência de tecnologia. Além disso, o programa tem como objetivos incentivar o plantio de 75 mil novos hectares de seringueira até o ano de 2025, gerar empregos de qualidade para o produtor rural.

Já para o meio ambiente, a seringueira contribui com a absorção de carbono da atmosfera, proteção do solo, melhoria da capacidade de infiltração e armazenamento de águas pluviais no solo.

O programa gera novas rendas para os produtores. “A borracha tem uma boa venda, o que se torna uma alternativa para muitos produtores. Além de ser planta que protege o solo e retira o carbono do ar”, destacou Pedro Luis Carvalho, engenheiro florestal do Incaper.

Para mostrar aos capixabas sobre a importância do Probores, o Incaper possui um folder com explicações sobre o programa, mostrando objetivos gerais, metas, além de panorama da borracha no mercado e características ambientais, econômicas e sociais da seringueira.

Este ano, o lançamento será no Centro de Eventos de Aurélio Bastinello, a partir das 8 horas, em São Gabriel da Palha.

Pesquisas atuais

Atualmente, os experimentos de pesquisa que estão em andamento no Espírito Santo, por meio do Incaper, são as competições de clones de seringueira em condições edafoclimáticas distintas, nos municípios de Pinheiros e de Cachoeiro de Itapemirim, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba.

Outra experiência na área é o uso de gesso agrícola (CaSO4) no solo sob seringueira, que tem como objetivo avaliar o aprofundamento do sistema radicular, o que contribui para a diminuição do período de imaturidade da cultura, o aumento da produtividade de borracha e, consequentemente, o aumento da renda do produtor.

Outro projeto em andamento é o consórcio entre seringueira e duas variedades de café Robusta. O espaçamento e o material botânico da seringueira têm sido modificados como forma de proporcionar uma sobrevida para o café.

O quarto projeto é o consórcio de seringueria com cacau, pelo qual foi modificado o material botânico da seringueira. O espaçamento é de 2,5 metros por 8 metros. Nesse experimento, também serão plantadas as culturas de feijão, milho, abacaxi e leguminosas durante os três primeiros anos e, posteriormente, as essências nativas. Esses trabalhos estão sendo executados no município de Sooretama.

O Probores

O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”.

O objetivo geral do Probores é promover a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo e, com isso, contribuir para o abastecimento interno do País e propiciar a proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade do homem.

O programa visa a incentivar principalmente os pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar e estejam organizados em associações, cooperativas e assentamentos.

Em 2014, está programada a distribuição subsidiada de 250 mil mudas de seringueira dos clones Fx 3864, RRIM 600, FDR 5788 e CDC 312, que deverá atender a 287 pequenos produtores distribuídos em quase todos os municípios do Estado.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br