17/04/2015 12h18 - Atualizado em 07/03/2017 15h06

Posse de dirigentes marca anúncio de investimentos na agricultura familiar

O Governo do Estado irá lançar até junho o primeiro edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que tem o objetivo de ampliar os investimentos e fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio Anchieta, pelo governador Paulo Hartung, durante solenidade de posse dos novos dirigentes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).


O evento, que reuniu centenas de convidados, entre lideranças políticas e empresariais capixabas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e produtores rurais, marcou também a posse dos subsecretários de Desenvolvimento Agropecuário e de Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Foi anunciado ainda a elaboração do Plano Estratégico da Agricultura, o PDEAG 3, importante ferramenta de gestão estratégica da Secretaria.

Funsaf

Ampliar os investimentos e fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo, promovendo a inclusão social e econômica e gerando mais oportunidades no campo. Esses são os principais objetivos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que irá financiar projetos produtivos coletivos da agricultura familiar capixaba.


O primeiro edital do Funsaf, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre, prevê um aporte financeiro de R$ 12 milhões. Associações e cooperativas de agricultores familiares receberão apoio técnico às iniciativas na área da agricultura familiar, que serão selecionadas por meio de Chamadas Públicas. O Funsaf contará também com a participação de instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias e prestadoras de serviços de assistência e extensão rural.


O edital inicial será no valor de R$ 3 milhões, direcionado para a reforma agrária, beneficiando as mais de 3.500 famílias assentadas hoje no Estado. Os recursos vão garantir apoio a projetos de associações e cooperativas dos assentamentos de reforma agrária que visem auxiliar os processos de agroindustrialização, beneficiamento e comercialização dos empreendimentos, contribuindo para que eles se tornem mais produtivos e aumentando a geração de renda para os trabalhadores.


O Funsaf se une a iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de outras que contribuem para o aumento da renda das famílias produtoras e fortalecem a política de segurança alimentar. O Fundo conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre BANDES e BNDES.

Valorização da agricultura

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung ressaltou que os novos integrantes do Sistema da Agricultura serão importantes para comporem tecnicamente a estrutura da agricultura estadual e auxiliar nas ações para desenvolvimento do setor e alcançar os resultados necessários.


“Nós sabemos o que queremos fazer na área da agricultura e, por isso, temos um novo Plano para ser executado. Entre as novidades, estão os importantes atos assinados hoje, entre eles o lançamento de um edital específico para dialogar com as propriedades familiares. Esse é um passo extraordinário na valorização da agriculta”, exclamou Hartung.


O governador disse ainda que o Governo do Estado está empenhado em cuidar dos desafios da Região Metropolitana da Grande Vitória e do Interior do Estado. “Nosso projeto é cuidar do Estado em sua totalidade e respeitando as características e potencialidades de cada região”, disse.


O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, afirmou que a nova equipe é experiente e preparada tecnicamente para os desafios do setor e que assume com motivação para construir e implementar políticas públicas que melhorem a vida do homem do campo. Octaciano Neto ressaltou que a Seag e suas instituições vinculadas irão trabalhar com base no planejamento estratégico e elencou seis grandes desafios a serem superados pela agropecuária capixaba.


“O seis desafios são: Elevar a renda dos produtores por meio do aumento da produtividade, melhoria da qualidade da produção e agregação de valor na comercialização; Favorecer o adensamento dos arranjos produtivos por meio da articulação com as agroindústrias, cooperativas e associações; Foco na sustentabilidade, priorizando a recuperação e conservação dos recursos naturais e o manejo adequado de solo e água; Implementar e apoiar investimentos em infraestrutura hídrica e adequação de estradas vicinais, habitação rural e no reforço na distribuição de energia elétrica; Investir em pesquisa, geração e na transferência de tecnologias; e ampliar e diversificar a exportação”, pontuou o secretário.


Uma das ferramentas utilizadas para enfrentar esses desafios será o Plano Estratégico da Agricultura, o PEDEAG 3, que começará a ser elaborado no próximo mês. O PEDEAG 3 será centrado nas estratégias de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, tendo como referenciais as versões anteriores do Plano, elaborados em 2003 e 2008, bem como as diretrizes e metas estabelecidas nas Orientações Estratégicas de Governo para o período de 2015-2018.

PEDEAG 3

Um instrumento de análise do cenário atual e futuro, com o intuito de estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas, visando gerar melhores resultados para o agronegócio capixaba. Esse é o objetivo do novo Plano Estratégico da Agricultura, o PEDEAG 3, que será elaborado no decorrer deste ano pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.


O PEDEAG 3 começará a ser elaborado em maio e será centrado nas estratégias de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, tendo como referenciais as versões anteriores do Plano, elaborados em 2003 e 2008, bem como as diretrizes e metas estabelecidas nas Orientações Estratégicas de Governo para o período de 2015-2018.


O primeiro PEDEAG – Plano Estratégico da Agricultura foi elaborado em 2003, tornando-se assim em iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. O Plano se transformou em instrumento guia e organizador de iniciativas e ações voltadas ao desenvolvimento do setor agrícola capixaba, mostrando-se exitoso no alcance de seus objetivos e metas, cujos resultados podem ser vistos e avaliados até hoje.


Em 2008, já contando com o planejamento de longo prazo do Espírito Santo, sintetizado no ES 2025, foi elaborado o NOVO PEDEAG, mantendo, no entanto, as linhas e diretrizes estratégicas da sua primeira versão, adequando-as ao novo momento da gestão estadual e da própria dinâmica da economia e da sociedade capixaba.


Quem chega no Sistema Estadual da Agricultura

Incaper

O administrador e contador Wanderley Stuhr assume a presidência do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Stuhr é empresário rural, produtor e exportador de gengibre. Foi secretário de Administração e de Agricultura em Santa Maria de Jetibá, além de presidente e fundador do Sindicato Rural Patronal do município. Stuhr é nascido e mora em Santa Maria de Jetibá, tem 48 anos, é casado e pai de três filhos.


“Assumo essa importante função com muito otimismo e motivado a realizar um trabalho à altura da agricultura capixaba. Temos um conjunto extraordinário de bons profissionais atuando no Incaper e acredito que através da gestão e do planejamento, de investimentos em pesquisa e em extensão rural, iremos conseguir fazer muito mais pelo homem do campo”.

Idaf

Quem assume a presidência do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é José Maria de Abreu Júnior. Formado em Administração e pós-graduado em Planejamento e Gerência de Operações, foi secretário de Finanças dos municípios da Serra e de Aracruz.


“Uma honra e uma grande responsabilidade assumir uma instituição tão importante como é o Idaf para a sociedade capixaba. Vamos realizar o Planejamento Estratégico e trabalhar para melhorarmos cada vez mais a nossa prestação de serviços no Estado”.

Ceasa Norte/Noroeste

O novo gerente regional da Ceasa Norte/Noroeste é Atanael Passos Wagmacker. Nascido em Mucurici, Atanael é graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Ambiental, empresário e palestrante. Foi prefeito de Murucici e também vereador e presidente do Consórcio do Desenvolvimento do Norte do Espírito Santo.

Ceasa Sul/Serrana

O novo gerente regional da Ceasa Sul/Serrana é Vasni Barbosa de Oliveira. Ele foi secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES e secretário de Habitação do município da Serra.

Subsecretaria de Desenvolvimento Agropecuário

Quem assume é o professor universitário e ex-diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Marcelo Suzart de Almeida.

Subsecretaria de Assuntos Administrativos

Quem assume é a procuradora de carreira do Estado Juliana Paiva Faria Faleiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Daniel Simões
Tel.: 98849 9814 / (27) 3636 3700
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard