19/09/2013 16h21 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

População de áreas rurais comemoram chegada de telefonia móvel e Internet

Fotos: Thiago Guimarães/Secom

Com uma ligação na manhã desta quinta-feira (19), para o bispo da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonade, que encontra-se em agenda oficial na cidade de Tel Aviv, em Israel, o governador Renato Casagrande inaugurou oficialmente a instalação dos serviços de telefonia móvel e Internet 3G na região da comunidade rural de Córrego Moacyr, em Governador Lindenberg.

A mesma alegria que tomou conta da população e visitantes de Córrego Moacyr, também contagiou os moradores das áreas rurais de Laginha e Vila Verde, no município de Pancas, na tarde desta quinta-feira, assim que os mesmos serviços entraram em operação.

“Estamos trabalhando com seriedade para levar o Espírito Santo a ser o melhor Estado do Brasil para se viver. Além de outros investimentos que realizamos e programamos, esses serviços que inauguramos hoje vão proporcionar uma revolução na comunicação nessas regiões. Em breve teremos telefonia móvel e Internet em todas as regiões capixabas e seremos o primeiro Estado do Brasil a estar 100% conectado”, destaca o governador Renato Casagrande.

As solenidades de inaugurações em cada localidade, contaram com as presenças dos prefeitos anfitriões, outros prefeitos da região, de deputados Federais e Estaduais, outras autoridades, lideranças locais e a população.

A telefonia móvel e Internet 3G foram instaladas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Comunicação no Campo’, com investimentos na ordem de R$ 900 mil. A tecnologia é da operadora Vivo, vencedora da licitação para a implantação dos serviços.

“Essa é mais uma agenda histórica para o nosso Estado. O Governo do Estado está fazendo do nosso interior uma fábrica de sorrisos e de alegria, já que o campo está, desde o início desta gestão, na pauta de prioridades do Governo”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

"Quando eu levei energia aos distritos do Espírito Santo, dizia que tirava o interior do século XIX e inseria no século XX. Agora Vossa Excelência está com a telefonia celular e internet 3G, colocando o povo do campo do Espírito Santo no século XXI", afirmou o ex-senador e ex-governador Gerson Camata, que conversou por telefone com o governador Renato Casagrande na inauguração de Pancas.

"Estávamos fora da realidade em Vila Verde e a internet rural ainda é muito cara. Foi muito importante essa iniciativa", ressalta Bileu de Oliveira, morador de Pancas.

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

Moradores de Córrego Moacyr, o comerciante Adilson Martins e sua esposa, Solange Martins, eram só alegria. “Somente hoje entre recebidas e efetuadas já foram umas 30 ligações para familiares e amigos para contar a novidade. Felizmente não vamos mais ficar presos ao telefone fixo ou continuar com a necessidade de se deslocar para outras localidades para conseguir falar no celular. Essa comunicação vai melhorar tudo por aqui”, comemora Solange.

Nesta sexta-feira (20) será a vez das inaugurações nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Às 14 horas, acontece a solenidade na localidade de Garrafão, no município de Santa Maria de Jetibá, e às 16h será a vez de Barra do Mangaraí, em Santa Leopoldina. Para finalizar as inaugurações dessa primeira etapa de instalação dos serviços de telefonia móvel e Internet 3G, faltarão apenas as localidades de Vinhático, em Montanha, e Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, programadas para a próxima semana.

Novo edital

A Seag vai publicar na próxima segunda-feira (23), um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de todas as regiões do Espírito Santo.

Com os serviços em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

A meta do Governo do Espírito Santo, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Estado, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.

Fotos: Thiago Guimarães/Secom

Mike Figueiredo