08/08/2013 06h56 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Plano para desenvolver a pesca no ES será lançado na GranExpoES



Uma ação inédita do Governo do Espírito Santo vai promover o avanço dos setores pesqueiro e aquícola no Estado. Nesta quinta-feira (08), às 14 horas, será lançado o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Espírito Santo (Pedepas), durante a programação da GranExpoES, realizada no Carapina Centro de Eventos, na Serra. O lançamento acontece no auditório 3 do evento.

O plano vai nortear o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem a cadeia produtiva pesqueira capixaba. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da Gerência de Aquicultura e Pesca (Gapes), junto com importantes parceiros que fazem parte do arranjo produtivo.

“O lançamento do Plano Estratégico garante o constante ajuste dos programas da Seag para desenvolver os setores da Pesca e Aquicultura no Espírito Santo e cumprir o papel de orientar e estimular as atividades para conquistar resultados como a geração de empregos, a melhoria nos rendimentos e melhores condições de trabalho para pescadores e aquicultores”, afirmou o secretário de Agricultura, Enio Bergoli.

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo estão a adequação da política tributária estadual ao setor com isenção do ICMS, a inclusão prioritária de pescadores e aquicultores no Plano Safra 2013/2014, o projeto para inserir o pescado capixaba no Programa de Certificação do Pescado Brasileiro, a implantação de um laboratório para produção de camarões de água doce, além de investimentos em infraestrutura, logística e assistência técnica.


Criação do Fórum da Pesca e Aquicultura

Também nesta quinta-feira (08), será assinada a portaria para a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado do Espírito Santo (Fopapes), durante a abertura oficial da GranExpoES 2013. O evento será às 18h, no Carapina Centro de Eventos, na Serra.

O Fopapes será criado para assessorar a Seag no desenvolvimento das políticas públicas para os setores da pesca e aquicultura. Dentro do fórum, haverá câmaras temáticas para tratar de assuntos específicos, como infraestrutura, beneficiamento e processamento de pescado, assistência técnica e extensão, estatística, fomento produtivo, mercado e regularização e licenciamento ambiental.

A cada dois anos, o fórum realizará oficinas de trabalho para atualizar e revisar constantemente as ações implementadas pela Seag, dentro da realidade em que vive a população pesqueira e os trabalhadores da aquicultura capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
twitter.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard