07/02/2014 12h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Pinheiros recebe investimentos em infraestrutura, esporte e agricultura

Na manhã desta quinta-feira (06), o governador Renato Casagrande esteve no município de Pinheiros, na Região Nordeste do Estado, para inaugurar as obras de reabilitação da Rodovia ES 313, localizada entre a sede do município e o distrito de Sayonara, em Conceição da Barra.

As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e contemplam a reabilitação de 39,06 quilômetros de extensão da via, que percorre os municípios de Pinheiros e São Mateus até chegar à BR 101, em Conceição da Barra. Entre os serviços, o DER implantou novo sistema de drenagem profunda, executou a terraplenagem e por fim implantou uma nova camada de asfalto.

Além desses serviços, foram construídas pistas simples, com 3,5 metros de largura em cada sentido e faixa de segurança variável ao longo de todo o trecho. Para garantir mais conforto aos usuários do sistema rodoviário intermunicipal, foram implantados 63 abrigos de ônibus, com cobertura. As obras somam um investimento de R$ 38.170.697,59.

"Estamos trazendo investimento em estradas e para a agricultura de Pinheiros. Esta obra de revitalização da rodovia traz mais segurança a quem trafega aqui e também melhora o escoamento da produção. A ação mostra o compromisso do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento do extremo norte capixaba", afirmou o governador.

Recorde de investimentos

O Governo do Espírito Santo, por meio dos Programas de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR), de Mobilidade Metropolitana (PMM) e do (Proedes), está garantindo ao Estado um investimento recorde em infraestrutura. Desde 2011, o DER já inaugurou mais de R$ 1 bilhão em aproximadamente 665 quilômetros de novas vias. Além disso, o Departamento está presente em todos os municípios capixabas, realizando ações de conservação nos mais de seis mil quilômetros de malha rodoviária.

É importante frisar que o Espírito Santo é destaque nacional quando se avalia a proporção de vias pavimentadas. Enquanto a média nacional é de 51% de trechos pavimentados, o Estado já possui mais de 55% de sua malha viária asfaltada. É por meio de muito planejamento e trabalho que os capixabas de todas as regiões terão agora mais oportunidades de desenvolvimento e garantia de bem estar por meio de rodovias mais seguras.

Primeira Praça Saudável

Moradores do bairro Vila Nova, em Pinheiros, foram os primeiros a receber a inauguração da “Praça Saudável - Construção”, do Estado. A nova praça “Durvalino Miranda Silva” teve um investimento de aproximadamente R$ 940 mil e agora conta com 2.500 m² de área de lazer. A obra é um investimento do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O governador Renato Casagrande esteve no município e destacou que mais investimentos como esse serão feitos na cidade. “Vários investimentos estão sendo feitos aqui e a área do esporte se tornou uma atividade nobre, fazendo com que seja fator de prevenção às drogas, de integração com a sociedade, de redução da criminalidade, e vocês sabem como é importante uma área como essa, com crianças brincando, adultos jogando bola no campo de areia, caminhando ao redor. Atividades de lazer, saúde e prática de esportes em um só lugar para toda a família”, declarou o governador.

A nova praça conta com espaço para aulas orientadas para as crianças e circuito psicomotores, quiosque para atendimentos específicos, além de materiais diversos como colchonete, halteres, etc. O local também oferece pista para caminhada e corrida, quadra de esportes, academia, kit para avaliação física e aparelho para aferir pressão arterial. E para dar apoio aos usuários foram preparados uniformes e fichas com as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão atendimento gratuito. Tudo isso para promover a saúde e incentivar ainda mais a população a praticar atividades físicas regularmente.

Outros investimentos no município

O município de Pinheiros já conta com uma quadra de futebol de areia, no bairro Canário, um Campo Bom de Bola I, no bairro Galileu, e duas praças que foram adequadas para receber o projeto Praça Saudável, no bairro Vila Verde e São Sebastião do Sobrado. E já estão em andamento no bairro Vila Nova as obras para o projeto Campo Bom de Bola II e a adequação de uma Praça Saudável.

Unidades de beneficiamento de mandioca para assentamentos

Três assentamentos de Pinheiros contarão, em breve, com unidades de beneficiamento de mandioca, conhecidas como farinheiras. Nesta quinta-feira (06), foram assinadas as ordens de serviço para a construção das unidades nos assentamentos de 11 de Agosto, que também atenderão o de Nova Vitória, e o de Nova Conquista, com recursos do Governo do Espírito Santo. O investimento é de mais de R$ 650 mil e será feito por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

As farinheiras contarão com todos os equipamentos necessários para o beneficiamento, como lavador de mandioca, descascador rotativo, ralador e triturador de mandioca automático, prensa hidráulica, conjunto desintegrador, classificador, balanças, empacotadeira, entre outros.

As duas farinheiras vão beneficiar 62 famílias, sendo 19 em Nova Conquista, 11 no assentamento 11 Agosto e 32 em Nova Vitória.