16/10/2015 13h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h10

Pimentas de Santa Leopoldina são tema de selos dos correios

A Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com os Correios, lançaram nesta sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Santa Leopoldina, o Selo Postal de Variedades de Pimentas Brasileiras.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, do gerente de Produção Vegetal e Agroecologia da Seag, Aureliano Nogueira, do diretor regional dos Correios, Rafael Carpanedo Fiório, do prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer, produtores de pimenta e demais autoridades.

Os quatros selos destacam as espécies de pimentas brasileiras, domesticadas e consideradas as mais significativas do Brasil. Os produtos que ilustram os timbres são produzidos em Santa Leopoldina e foram selecionados a partir das técnicas desenvolvidas e adaptadas no Espírito Santo, por meio da assistência técnica e extensão rural do Incaper.

“Ter um produto capixaba estampado em selos que irão percorrer o Brasil e o mundo é uma oportunidade de desenvolver e divulgar o cultivo das espécies aqui no nosso Estado e principalmente, no município de Santa Leopoldina”, destaca Wanderley Sthur, diretor presidente do Incaper.

Os selos desta emissão focalizam as pimentas malagueta, dedo-de-moça, bode e biquinho. A quadra é a reprodução de fotos dos cultivares naturais de cada uma das espécies, que expressam, com seus elementos e componentes, a força e a beleza do conjunto iconográfico: fruto, rama e florada.

Para Aureliano Nogueira, gerente de Produção Vegetal e Agroecologia da Seag, o Espírito Santo possui alta diversificação de culturas agrícolas, inclusive a pimenta. “Por ser um dos menores estados da federação, o Espírito Santo é considerado um dos melhores resumos de plantas cultivadas. No cultivo da pimenta, o destaque é o plantio da espécie Capsicum spp, no município de Santa Leopoldina”, comenta.

Clébio Luiz do Nascimento, que produz cerca de seis toneladas de pimenta por ano, em uma área de 1 hectare, considera o lançamento dos selos um reconhecimento para o município. “Nós, produtores de Santa Leopoldina, não esperávamos esse reconhecimento. Estamos levando o nome do município para vários lugares desse Brasil por meio dos nosso produtos”, completa.
Na produção dos selos foram utilizadas as técnicas de manipulação de fotografia e computação gráfica pela artista Maria Maximina. A tiragem é de 1,2 milhão de selos, ao valor de R$ 1,95 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

A pimenta no Espírito Santo

Santa Leopoldina é o município de maior relevância no Espírito Santo na produção de pimentas vermelhas do gênero Capsicum spp. De acordo com dados do Incaper, são 5 hectares de pimenta e uma produção de 25 toneladas ao ano.

Cerca de 30 famílias vivem do cultivo de pimenta, sendo a maioria delas também produtoras de café. O cultivo da pimenta oportuniza ao produtor ter renda no período de entressafra do café, desempenhando assim, importante papel social na permanência das famílias no campo.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
27 98849 9814 - 27 3636-3700
Texto: Thaís Tonini
thais.tonini@seag.es.gov.br
Telefones: (27) 3636-3651 / (27) 98801-3891
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard